Ídolos como Rodrigo Nogueira, o Minotauro, não apenas marcaram gerações no MMA, mas também impulsionaram o interesse por eventos de luta ao redor do mundo.
A ascensão dele coincidiu com o aumento da visibilidade das lutas e também com o avanço das melhores casas de apostas com bônus no cenário esportivo. Saiba quando apostar e quando parar.
A história de Minotauro começou com superação, já que ele foi atropelado aos 11 anos por um caminhão de lixo, chegando a ficar 25 dias em coma. Essa foi a primeira batalha que a lenda enfrentou e venceu. Vamos relembrar a carreira de um dos maiores ícones brasileiros do MMA.
Os primeiros passos de Minotauro no MMA profissional
Antônio Rodrigo Correia Nogueira, o Minotauro, é natural de Vitória da Conquista. Ele tem um irmão gêmeo, o Minotouro, ambos fundamentais para o crescimento do MMA.
Rodrigo treinava judô desde criança, passando a agregar o boxe e o jiu-jítsu na adolescência. Com muito potencial para o MMA, ele se mudou para o Rio de Janeiro para treinar com o mestre Ricardo De La Riva, integrando posteriormente a equipe Brazilian Top Team.
A sua estreia no MMA profissional foi no World Extreme Fighting 6, em 1999, vencendo David Dodd no primeiro round, com uma finalização. Minotauro engatou uma sequência de mais três lutas no mesmo ano, vencendo todas no primeiro round por finalização.
Após engatar seis vitórias seguidas, sofreu sua primeira derrota no MMA por decisão dividida contra Dan Henderson, no Japão, pelo Rings. Porém, o brasileiro não se abalou, empatando com Tsuyoshi Kohsaka no confronto seguinte e, depois, iniciando nova sequência de vitórias.
Lenda no Pride, cinturão interino no UFC e sua aposentadoria
Com o sucesso no Japão, Rodrigo Minotauro foi chamado para lutar no Pride, onde se tornou um grande ícone ao conquistar o cinturão do peso pesado em 2001, após vencer Heath Herring.
Foram 17 vitórias em 21 aparições iniciais, marcando o seu nome na história. Os confrontos sem triunfos foram para Fedor Emelianenko com duas derrotas e um no contest, e também perdeu para Josh Barnett.
Em 2007, o brasileiro estreou no UFC, curiosamente mais uma vez diante de Heath Herring, e obteve nova vitória.
Na organização, ele chegou a ser o detentor do cinturão interino dos pesos pesados, após vencer Tim Sylvia com uma finalização no terceiro round.
No entanto, dentro do UFC, Minotauro teve um momento instável, com várias lesões e até cirurgias nos dois lados dos quadris e joelhos, mas se manteve em atividade até 2015, quando encerrou a sua carreira.
Ao todo, em sua carreira no MMA, Rodrigo Minotauro teve 45 confrontos, somando 34 vitórias, 10 derrotas, um empate e um No Contest. Atualmente, ele e seu irmão comandam uma das maiores redes de academias de artes marciais e treinamento físico do mundo, a Team Nogueira, que conta com várias unidades.
