No próximo domingo (16), a Federação Paranaense de Kung Fu Wushu (FPRKW) e a Academia Jing Wu promovem o 27º Campeonato Paranaense de Kung-Fu Wushu. O evento será no ginásio da praça Oswaldo Cruz, a partir das 9h.

A competição também funciona como seletiva estadual para o Campeonato Brasileiro de Kung-Fu e vai reunir mais de 200 atletas de todo o Estado. Eles vão competir nas categorias de rotina (mãos livres e armas tradicionais) e luta, nas modalidades tradicional e moderno. Também haverá demonstrações e apresentações culturais típicas da cultura chinesa.

O Kung-Fu – nome pelo qual são conhecidas, genericamente, as artes marciais chinesas – chegou ao Brasil nos anos de 1950, pelas mãos de mestres vindos principalmente das regiões de Cantão e Hong Kong, no sul da China.

Nos anos 1970 e 1980, graças ao cinema marcial chinês, caiu no gosto dos brasileiros. Hoje, o Brasil é uma das potências globais na modalidade, junto com China e Estados Unidos. No Paraná, há academias de Kung-Fu em funcionamento há mais de trinta anos – caso da Jing Wu, do professor Jorge Jefremovas, promotora da atual edição do Campeonato Paranaense.

Kung-Fu
Foto: Divulgação

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba sedia 27º Campeonato de Kung Fu Wushu

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.