A edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), do Governo do Estado, começa por Curitiba e Região Metropolitana. A partir desta sexta-feira, 17 de maio, e até o dia 02 de junho, mais de 40 modalidades – de terra, ar e água – tomarão conta de diversos espaços da Capital, de São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Piraquara. É a primeira vez que os JANs acontecem nesta região.

Em Curitiba, são destaques a Taça Brasil de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade (17 a 19) no Parque Náutico, e o Campeonato Brasileiro de Teqball, na Praça Oswaldo Cruz (18 e 19). São torneios de nível nacional que acontecem nos JANs em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a prefeitura da Capital.

Outro evento, que é inédito nos JANs, é o Encontro Internacional do Esporte Escolar, com participação de gestores do esporte na categoria do Brasil e de outros países. Serão diversas modalidades, apresentações, seminários e oficinas realizadas no Parque Barigui, no dia 25 de maio.

Histórico


Criados pelo Governo do Estado, em 2019, e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos de Aventura e Natureza são uma iniciativa pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

O diretor de Inovação da SEES, Tiago Campos, afirma que o objetivo do Estado é expandir os Jogos de Aventura e Natureza para locais inéditos e promover ainda mais integração pelo esporte. “Queremos cada vez mais fomentar as modalidades esportivas, dar o apoio e todo o suporte necessário para que as federações esportivas possam realizar suas competições movimentando cada vez mais o setor e valorizando os atletas”, disse.

Jogos da Aventura e Natureza
Foto: Vecteezy

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Começam em Curitiba os Jogos da Aventura e Natureza

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.