Geninho pode levar o Avaí para a Série A. (Divulgação/Avaí)

A última rodada da Série B, no próximo final de semana, terá muita emoção para definir os dois últimos classificados para a Série A e o quarto rebaixado para a Série C. O jogo que mais chama a atenção é entre Avaí e Ponte Preta, atualmente terceiro e quarto colocados, respectivamente. Os dois ainda lutam para se juntarem à Goiás e Fortaleza na elite.

O Avaí tem 60 pontos e depende apenas de seu próprio resultado para garantir um lugar na Série A de 2019. O time catarinense precisa de um empate no confronto direto com a Ponte Preta, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Em caso de derrota, torce por um tropeço do CSA.

Já a Ponte Preta tem que ganhar do Avaí para não depender de nenhum outro resultado. Se empatar, precisa de um tropeço do CSA. Já se perder, o CSA também terá que perder e o Atlético-GO não pode vencer o Paysandu e ainda tirar o saldo de gols.

Atualmente em quinto lugar, o CSA perdeu a chance de garantir o acesso no confronto direto contra o Avaí, mas ainda depende somente de seu próprio resultado. Como Avaí e Ponte Preta se enfrentam, o time alagoano precisa da vitória contra o rebaixado Juventude, em Caxias do Sul, para disputar a primeira divisão. Um empate também pode colocar o CSA na Série A, desde que a Ponte Preta perca para o Avaí.

O último candidato é o Atlético-GO que vive a situação mais complicada. Além da vitória contra o Paysandu, os goianos precisam de derrotas de CSA e Ponte Preta, além tirar uma diferença no saldo de gols – nove para a Ponte Preta e sete para o CSA.

Rebaixamento

Boa Esporte, Sampaio Corrêa e Juventude já estão rebaixados para a Série C, mas outros seis clubes lutam para escapar da zona de rebaixamento. A pior situação é a do Paysandu, atualmente na 17ª colocação, que precisa vencer o Atlético-GO e ainda torcer por um tropeço de Criciúma, Oeste ou CRB. Se precisar dos resultados de Figueirense ou São Bento, o Papão ainda terá que tirar a diferença no saldo de gols.

Criciúma e Oeste dependem apenas de uma vitória contra os rebaixados Sampaio Corrêa e Boa Esporte, respectivamente. O CRB tem confronto direto contra o Figueirense e precisa da vitória para não depender de nenhum outro resultado. Do outro lado, o time catarinense precisa de apenas um ponto para garantir a permanência. Já o São Bento, que encara o Vila Nova, também necessita de um empate para não depender de nenhum outro resultado.

Paranaenses

Representantes do estado do Paraná na Série B, Coritiba e Londrina não têm chances de acesso e apenas cumprem tabela na última rodada. O Coxa joga contra o campeão Fortaleza, na próxima sexta-feira (23), às 19h15, no estádio Couto Pereira. Já o Tubarão joga diante do Guarani, no sábado (24), às 17h, no estádio Brinco de Ouro.