Espanhóis e ingleses decidem o título neste sábado (26) em Kiev, na Ucrânia (Divulgação/Uefa)

De um lado, a grande sensação da temporada europeia. Do outro, o maior vencedor e atual bicampeão. Cercado de expectativas, o tão esperado encontro entre Real Madrid e Liverpool define, neste sábado (26), em Kiev, na Ucrânia, quem será o campeão da Liga dos Campeões de 2017/18.

Principal surpresa do futebol europeu neste ano, os Reds voltam a decidir um título europeu após 13 anos para buscar o hexacampeonato continental. Para encarar os merengues, o técnico alemão Jürgen Klopp terá dois retornos importantes. Antes preocupações, o volante Emre Can e o meia James Milner viajaram normalmente com a delegação e ficam à disposição.

Em contrapartida, Klopp não poderá contar com os zagueiros Joël Matip e Joe Gomez, além do atacante Alex Oxlade-Chamberlain, que sofreu uma grave lesão no ligamento do joelho e só retorna na metade da próxima temporada ao time. Já em solo ucraniano, o Liverpool realizará a última atividade antes da decisão nesta sexta-feira (25), no Estádio Olímpico, palco da partida.

Um dos principais destaques do time britânico na temporada, o egípcio Mohamed Salah exaltou o fato de chegar à final e disse estar realizando um sonho. “Eu não sei o que dizer exatamente, mas vencer a Liga dos Campeões é algo diferente. É algo enorme vencer a Liga dos Campeões. Jogar a final já é um sonho tornado realidade. Todo mundo está empolgado na cidade e no clube”, disse em entrevista ao site da Uefa.

Já do lado do Real Madrid, o discurso é de cautela. Depois de poupar os titulares da última atividade em solo espanhol por conta do desgaste da reta final de temporada, o técnico Zinedine Zidane dispensou o favoritismo antes da decisão e manteve mistério acerca da escalação da equipe, que tem Gareth Bale e Benzema disputando uma vaga no ataque titular.

“Não é assim. Podem dizer muitas coisas, mas sabemos que não é assim. Não somos favoritos nem o Liverpool tampouco é. É um ’50-50′ como sempre é nas finais. Temos que fazer um grande jogo para ganhar. Dentro do vestiário não nos sentimos favoritos de nada”, afirmou Zidane em entrevista coletiva.

Atual bicampeão, o Real é também o maior vencedor da história da Liga dos Campeões, com 12 títulos. Se conquistar o ‘triplete’, o time baterá um recorde recente. Desde 1993, quando a competição adotou um novo formato, apenas os merengues conquistaram o título de forma consecutiva.

Ataques poderosos

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é o artilheiro da Liga dos Campeões com 15 gols marcados (Divulgação/Uefa)

No duelo dos dois melhores ataques, o encontro entre Real Madrid e Liverpool representará também o choque entre os artilheiros da competição. Do lado dos ingleses, destaque para a trinca ofensiva formada por Firmino, Mané e Salah. Juntos, os três somam 29 dos 40 gols marcados pelos Reds na Liga dos Campeões. A artilharia é dividida pelo brasileiro e pelo egípcio, que marcaram 10 vezes cada. O senegalês vem logo atrás com nove tentos.

Se os britânicos têm três atletas entre os cinco maiores goleadores, o Real tem o artilheiro da competição. Jogador que mais balançou as redes na história da Liga dos Campeões, o português Cristiano Ronaldo lidera a artilharia com 15 gols marcados. Os merengues estão com o segundo lugar geral, com 30 gols na competição.

Prováveis times

Real Madrid: Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Lucas Vázquez, Cristiano Ronaldo e Benzema (Bale).
Técnico: Zinedine Zidane.

Liverpool: Karius; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson; Henderson, Wijnaldum e Milner; Salah, Firmino e Mané.
Técnico: Jürgen Klopp.

O palco

Estádio Olímpico de Kiev será o palco da grande final da Liga dos Campeões (Divulgação)

O local escolhido pela Uefa para a decisão desta edição será Kiev, a capital da Ucrânia. O Estádio Olímpico de Kiev foi inaugurado em 1923 e renovado em 1978, visando os Jogos Olímpicos de 1980, realizados na União Soviética. O estádio foi palco da decisão da Eurocopa de 2012, sediada pela Ucrânia em conjunto com a Polônia. Com capacidade para 70 mil pessoas, a praça esportiva foi definida há dois anos como o palco da grande decisão da Liga dos Campeões desta temporada.

O árbitro

O comando da decisão estará a cargo do sérvio Milorad Mažić, de 45 anos. Árbitro profissional desde 2009, ele já apitou quatro partidas nesta temporada da Liga dos Campeões, além de duas na Liga Europa. Pertencente ao quadro Fifa, ele esteve na Copa das Confederações e também apitará na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ele será auxiliado pelos também sérvios Milovan Ristić e Dalibor Djurdjević.

Não perca

A decisão da Liga dos Campeões de 2017/18 será neste sábado (26), às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Em ‘jogo do ano’, Real Madrid e Liverpool decidem neste sábado o título da Liga dos Campeões

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.