Por Pedro Melo 

Felipe Wu conquistou a medalha de ouro no tiro com arco. (Divulgação)Felipe Wu conquistou a medalha de ouro no tiro com arco. (Divulgação)

Se no primeiro dia de competições, o Brasil conquistou apenas uma medalha de ouro, no segundo, os brasileiros subiram no lugar mais alto do pódio em mais três oportunidades e em três modalidades diferentes: judô, patinação artística e tiro com arco. No final do dia, os brasileiros estão em quatro lugar no quadro de medalhas, com quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

Na patinação artística, Marcel Strümer entrou para a história ao conquistar pela quarta vez consecutiva o ouro nos jogos e tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o feito. “Inesquecível. Quando eu comecei com seis anos no país do futebol a patinar, nunca imaginei que iria disputar Jogos Pan-Americanos, quanto mais ganhar um e ainda mais bater um recorde. É isso que vale hoje”, afirmou.

O primeiro ouro do dia foi no tiro com arco com Felipe Wu ao fazer 201,8 pontos nos 10m com pistola de ar e além disso, ele garantiu vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Já a terceira medalha foi com Charles Chibana que derrotou o canadense Antoine Bouchard no judô na categoria até 66 kg.

As outras medalhas do dia foram as pratas de Talita Haas na patinação artística, e a equipe masculina de canoagem na velocidade K4 1000 metros e os bronzes com a equipe de adestramento no hipismo, Rafaela Silva no judô, a equipe feminina de ginástica artística e com a seleção feminina de rugby sevens, que foi para o pódio logo na primeira vez em que a modalidade esteve no Pan.