Após pouco mais de uma hora de julgamento no STJD, Manoel e Danilo foram punidos pela 3ª Comissão Disciplinar do tribunal. Apesar da divergência de votos,Manoel pegou 4 partidas, 2 para cadainfração enquadrada no artigo 250 (ato hostil).
Já o zagueiro Danilo, do Palmeiras, vai encarar 11 jogos sem vestir a camisa do verdão paulista. Ele pegou 5 partidas de suspensão pelo artigo 254-B (cuspir em outrem) e 6 jogos pelo artigo 243-G (prática de ato discriminatório relacionado a preconceito em razão da cor). O presidente do pleito, Mario Couto, chegou a lamentar não poder dar uma pena ainda maior para Danilo em função do ato racista.
Os jogadores foram denunciados por infrações praticadas no jogo de ida entre Atlético e Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Manoel deu uma cabeçada em Danilo, que revidou cuspindo e chamado o adversário de “macaco”. Depois, no segundo tempo, Manoel deu um pisão proposital no adversário.
A procuradoria do STJD deve recorrer da decisão. Enquanto isso, Manoel e Danilo ficam de fora das primeiras partidas de Atlético e Palmeiras no Campeonato Brasileiro.
Paulo Baier
O capitão atleticano também foi julgado hoje pelo STJD, por uma dura falta em Danilo, na mesma partida do ato racista, que gerou a expulsão do meia rubro-negro. No entanto, Paulo Baier foi absolvido pelo tribunal e recebeu apenas uma advertência. Ele tinha sido denunciado no mesmo artigo que Manoel (250 – prática de ato hostil).