Em entrevista ao programa Arena Sportv desta tarde, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, afirmou o desejo de pedir suspensão preventiva dos zagueiros Manoel e Danilo. No jogo de ontem, entre Atlético e Palmeiras, os dois trocaram agressões mútuas e Danilo chegou até a xingar Manoel de “macaco”. O atleta rubro-negro prestou queixa no 23º Distrito Policial de São Paulo contra o adversário. Hoje, foi a vez do palmeirense prestar depoimento na delegacia.
Como eles não foram expulsos pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, podem atuar normalmente no jogo de volta, quarta-feira que vem, na Arena da Baixada. Para evitar uma nova confusão, Schmitt quer evitar que os dois entrem em campo, já que não há tempo suficiente para julgá-los.
“Logo pela manhã observei as imagens da partida para eventualmente apresentar até segunda-feira a denúncia contra os dois atletas. Há a possibilidade de uma suspensão preventiva. Vamos chamar atenção para o jogo de volta, é provável que não haja tempo para o julgamento com um feriado no meio. A infração não está na súmula, eles não foram expulsos, não há tempo de julgar. São circunstâncias que possibilitam a aplicação de uma suspensão preventiva. Há o perigo de um confronto entre eles no jogo de volta. É uma competência específica do presidente do STJD”, disse o procurador-geral.
A novidade em relação ao julgamento é que, ao invés de agressão, Manoel deve ser indiciado por ato hostil (artigo 250) tanto pela cabeçada quanto pelo pisão proposital do segundo tempo. A pena por cada uma das infrações seria de uma a três partidas. Ou seja, o zagueiro poderia pegar no máximo seis jogos de suspensão. “Não tem prova de agressão no lance do pisão e a cabeçada não parece se caracterizar como uma agressão e sim um ato de hostilidade”, explicou Schmitt.
Já Danilo vai ser julgado pela cuspada, em um novo artigo do CBJD, que tem pena de seis a doze partidas. Já pelo ato de racismo, são de cinco a dez jogos de suspensão, além de multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Ele vai responder também na justiça comum pela injúria racial. O jogador prometeu uma coletiva para esclarecer a polêmica, no final da tarde desta sexta-feira.
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Manoel e Danilo podem sofrer suspensão preventiva
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.