Após a polêmica entre Danilo e Manoel, no jogo de ontem, entre Atlético e Palmeiras, Savério Orlandi, diretor de futebol do time paulista, negou que Danilo tenha sido racista com o adversário. Manoel acusou o zagueiro palmeirense de tê-lo chamado de “macaco” e cuspido em sua cara. Ele prestou queixa contra Danilo, no 23º Distrito Policial de São Paulo, logo após o fim da partida.
“Assisti ao lance na TV e acredito que o Paulo Schmidt (procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedirá as imagens. Quanto ao racismo, conversei com o Danilo, e ele negou. Estão tentando criar um clima de animosidade para a próxima partida, sendo que a decisão da vaga ainda está aberta”, disse o dirigente em entrevista ao portal Globoesporte.com. Danilo saiu escoltado do Palestra Itália e não quis dar entrevista à imprensa. Apenas disse que cuspir em outro jogador é “lance normal de jogo”.
Os técnicos de ambos os clubes preferiram não comentar a acusação de Manoel contra Danilo. Leandro Niehues se esquivou do assunto, mas deixou no ar uma possível mágoa de Danilo contra o Atlético, seu ex-clube. Em 2008, o zagueiro não aceitou ficar no banco de reservas e foi afastado da equipe rubro-negra até ser negociado com o Palmeiras. “Não vi o lance e só agora escutei. Acho que o jogo tem que ser decidido dentro das quatro linhas. Esse negócio de cusparada e cabeçada não é legal. Se aconteceu é algo que devia ter ficado no passado, o Danilo saiu chateado do Atlético, mas o clube sempre valorizou o jogador. Mas se isso aconteceu tem que parar, porque é uma mágoa que não vai levar a lugar algum”, disse o treinador atleticano.
Do outro lado, Antonio Carlos Zago também se manifestou sobre o ato racista sem criar mais polêmica. Em 2006, quando ainda era jogador do Juventude, Zago foi suspenso por ter xingado também de “macaco”, o volante Jeovâncio do Grêmio. “Não sei o que aconteceu, então é difícil de falar. Vamos ver o que pode ter acontecido amanhã e aí sim tomar uma posição. Às vezes, num momento quente da partida, um ou outro toma algumas posições, mas são situações que ocorrem no futebol. Eu não vi nada e tenho que me inteirar disso ainda, para depois tomar uma posição”, comentou.