Entre os dias 18 e 21 de setembro, Curitiba receberá a terceira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx). E as inscrições, que são gratuitas, foram prorrogadas para até o dia 22 de agosto. Podem participar atletas transplantados, doadores e equipes da saúde que atuam na área.
+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!
No total, são nove modalidades esportivas à disposição: atletismo, beach tênis, corrida de rua, caminhada, ciclismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa e triatlo virtual. Os esportes são divididos em modalidades.
No atletismo, as provas são de 100m, 200m, 400m, 800m, salto em distância, arremesso de peso e pentatlo infantil (circuito); no beach tênis, as disputas são em duplas; as corridas são de 5 e 10 km, enquanto a caminhada é de 5 km; o ciclismo terá percurso de 20km; a natação conta com provas de 25m e 40m no livre, e 50m e 100m no peito e costas; o triatlo virtual tem corrida, ciclismo e natação combinados; por fim, o tênis de mesa é disputado na categoria simples, enquanto o tênis é em simples e duplas.
Objetivo é conscientização
Os Jogos Brasileiros para Transplantados é uma organização da prefeitura de Curitiba, juntamente com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx).
O objetivo é ampliar a divulgação e conseguir mais atletas para o evento, para mostrar que o esporte e a atividade física são fundamentais para a saúde, especialmente para quem passou por um transplante.
“Nosso objetivo é mostrar, por meio do esporte, os benefícios da atividade física para quem passou por um transplante, além de ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos“, disse Edson Arakaki presidente da ABTx.
“Curitiba se orgulha de receber os Jogos Brasileiros para Transplantados, um evento que simboliza a força da vida e a importância da solidariedade. Nosso apoio reforça a mensagem de que todos merecem uma segunda chance, e a doação de órgãos é um caminho para isso“, afirmou Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.
Como funciona e quem pode participar?
As provas serão distribuídas na Praça Oswaldo Cruz, no Clube 3 Marias e também no Velódromo de Curitiba. As provas estão divididas em infantil (até 13 anos), júnior (de 14 a 17 anos) e adulto (maiores de 18 anos). Cada pessoa pode participar de até cinco modalidades.
As inscrições podem ser feitas no site da ABTx. Todos os atletas participantes devem preencher o formulário de inscrição e assinar os Termos & Condições. Os atletas transplantados devem ainda enviar o Formulário de Informação Médica e o Relatório Médico de Aptidão, ambos assinados pelo médico responsável pelo seu acompanhamento do transplante. Os doadores e a equipe multidisciplinar de saúde que atuem na área de transplante devem enviar, devidamente assinada, a declaração pessoal de capacidade físico-orgânica. Toda a documentação encontra-se disponível no site dos jogos – www.jbtx.com.br.
Sobre o JBTX
Os Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) acontecem desde 2019 e são realizados pela Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). A primeira edição reuniu cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos de todas as regiões do país. Dentre os principais benefícios da atividade física estão o combate ao excesso de peso; a melhora na autoestima; diminuição da depressão, estresse e cansaço; aumento da disposição; fortalecimento do sistema imune; melhora da força e resistência muscular; fortalecimento dos ossos e das articulações; diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
A 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados aconteceu em Curitiba e foi uma organização da Prefeitura Municipal de Curitiba, realização Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), patrocínio Caixa, CSL Vifor, Cartório Notorial, Rimatur e apoio ABTO, Instituto Deixe Vivo, semexeTX, Instituto Sangue Bom, Sou Doador.
