Por Esporte Banda B

CBF apresentou planejamento aos clubes da elite do futebol brasileiro (Reprodução)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta quinta-feira (26) o novo regulamento de licenciamentos de clubes da entidade aos times de futebol do Brasil. Entre as principais exigências está a obrigatoriedade de uma equipe feminina disputando competições nacionais. Quem não atender à exigência, será proibido de disputar a Taça Libertadores a partir de 2019.

A medida já faz parte das exigências do regulamento de clubes da Conmebol e vetará da competição continental clubes brasileiros que não tiverem uma equipe feminina. Atualmente, dos 20 times que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2017, apenas sete têm time feminino.

Mas essas não serão as únicas exigências. Além da equipe feminina, a Conmebol também fará exigências sobre profissionalização de dirigentes, gestão financeira e estrutura, bem como estádios e centro de treinamentos. Quem não cumprir as sanções, será excluído de competições realizadas pela entidade.

A partir de 2019, a CBF quer que os clubes da elite nacional tenham um investimento de 5% dos seus recursos utilizados para o futebol masculino em equipes femininas.