Por Esporte Banda B

Os grandes vencedores da Maratona de Curitiba em 2015. (Divulgação)Os grandes vencedores da Maratona de Curitiba em 2015. (Divulgação)

O pernambucano Marcos Antônio Pereira e a queniana Jaqueline Rionoripo foram os grandes vencedores da Maratona de Curitiba, enquanto, o paranaense, Eduardo Aparecido de França, foi o campeão na categoria paralímpica. No total, foram mais de 5 mil atletas participaram da prova, que participaram da maratona de 42 quilômetros da maratona e também nas corridas de 5 e 10 quilômetros.

Foi a segunda vez que o pernambucano ganhou a maratona em Curitiba, repetindo o feito de 2011. Para Pereira, a temperatura na capital paranaense foi importante para ele completar a prova em 2h21min e melhorar seu tempo em relação há quatro anos.  “O trajeto da prova apresenta um relevo difícil, mas eu gosto de correr aqui”, declarou.

Campeão na prova paralímpica, Eduardo Aparceido de França, comemorou a vitória pelo segundo ano consecutivo.  “A prova foi excelente e o tempo ajudou”, comentou o para-atleta que ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro da categoria. Além de Eduardo, várias crianças e adultos usuários de cadeiras de rodas ligados ao projeto Pernas Pra Que Te Quero também participaram da corrida de rua. Durante a prova, eles foram conduzidos por corredores voluntários.

Já o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da cerimônia de premiação e destacou a importância da corrida para o calendário de corridas em Curitiba. “É uma prova que cada vez mais traz atletas de todo o Brasil e do exterior para cá”, ressaltou.

Confira o pódio no masculino e feminino:

Masculino

1 – Marcos Antônio Pereira

2 – Luís Paulo Silva Antunes

3 – Júlio César

Feminino

1 – Jaqueline Rionoripo

2 – Dione D’Agostini Chillemi

3 – Teclas Chebet