Estreante e uma das grandes surpresas do Campeonato Parananse de 2023, quando avançou às quartas de final, o Aruko anunciou que está de nome novo. A partir de agora, o clube se chamará Galo Maringá, antigo time do interior do Estado que encerrou as atividades em 2008.

A mudança se dá por questões contratuais. O Aruko, fundado no final de 2020, tinha uma parceria com um investidor japonês, que desde 2022 queria sair do projeto, o que se concretizou nesta temporada. Como a diretoria optou por não pagar pelo uso da marca, a estratégia foi adotar o nome da ex-equipe, que inclusive chegou à elite estadual no passado.

Por força contratual nós tivemos que trocar de nome. Como todos sabem Aruko é uma empresa do Japão, que eu trouxe em parceria para montar o time, mas no ano passado eles resolveram sair do projeto e por conta disso nós precisávamos trocar de nome ou pagar o Naming Rights para eles. Por conta disso, nós fizemos várias reuniões, vários estudos para ver o que seria melhor e aí resolvemos pela troca de nome da equipe” explicou Alex Santos, CEO do clube.

Quem era Galo Maringá?

Fundado em 21 de março de 2005, o Galo Maringá teve uma curta trajetória no futebol profissional. No mesmo ano, conquistou o título da segunda divisão e, consequentemente, o acesso à elite do Campeonato Paranaense, na qual permaneceu de 2006 a 2008.

Em 2007 firmou uma parceria com a ADAP de Campo Mourão, que havia sido vice-campeã estadual um ano antes. Naquela temporada, o clube teve a melhor campanha da primeira fase do Paranaense, terminando em quinto na classificação geral e conquistando uma vaga na Série C daquela temporada. Em 2008, avançou para a segunda fase e ficou em oitavo. Em seguida, encerrou as atividades.

Porém, por ser uma marca já conhecida na região, a diretoria do Aruko optou por tentar resgatar este nome, “esquecido” por 15 anos. A negociação com os donos dos direitos foi prática e rapidamente tudo foi acertado.

“Conversamos para saber qual seria o melhor nome para a equipe e aí chegamos no Galo Maringá, que era do Marquinhos Faleiros. Falamos com ele e na hora ele aceitou em nos ceder o nome. Ele já havia falado para mim e para o meu pai (João Regini) que para nós cederia o nome de coração, então foi uma conversa e combinação muito fácil. Nós acreditamos que com o Galo nós teremos a torcida ao nosso lado, gritando e ajudando a equipe nos jogos”, destacou Paulo Regini, diretor da equipe.

Trâmites legais

Até o final de 2023, o clube usará o nome Aruko nas competições, se tornando Galo Maringá a partir de 2024, no Campeonato Paranaense. Para o ano que vem, o objetivo inicial é se manter na elite, mas a grande meta é conquistar uma vaga na Série D e da Copa do Brasil de 2025.

“Sabemos que somos um clube de pequeno pra médio, então queremos nos firmar no mercado. Mas esse é o nosso pensamento para a próxima temporada, buscar as vagas dos campeonatos nacionais”, completou Regini.

Em três anos de história, o Aruko alcançou importantes feitos. Em 2021 foi campeão da terceira divisão do Paranaense. Em 2022, foi vice-campeão da segunda divisão, conquistando uma vaga na elite em 2023. Na estreia, avançou para as quartas de final, sendo eliminado pelo Operário.

Novos uniformes e símbolo do Galo Maringá
Clube lançou na última quinta-feira (31) a nova marca e uniformes. Foto: Fernando Teramatsu/Galo Maringá