Goleiro Santos fica de fora da lista de convocados para as Eliminatórias. (Divulgação/Athletico)

Na manhã desta sexta-feira (23) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou por meio do técnico da Seleção Brasileira, a listagem dos jogadores convocados para as próximas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Dentre os 23 nomes selecionados por Tite, o do goleiro Santos, do Athletico, que havia sido escolhido para as disputas com a Bolívia, no dia 9 de outubro, e com o Peru, no dia 13 deste mês, não foi relacionado.

Na nova listagem para os duelos contra Venezuela e Uruguai,  nos dias 13 e 17 de novembro, os últimos compromissos de 2020. Ederson, do Manchester City, aparece na vaga ocupada por Santos. Weverton, do Palmeiras, e Alisson, do Liverpool, são os outros dois jogadores convocados. Tite justificou as mudanças na lista. “Atleta de alto nível concorre em patamares elevados, estamos sempre vendo seu histórico, o momento dele agora e em uma competição futura. A partir disso a escolha se torna uma atribuição e a responsabilidade da convocação”, explicou.

Apesar das mudanças, o treinador manteve a escolha de sete jogadores jovens, do sub 23, e a média de idade da Seleção Brasileira caiu para 26 anos, em relação a última convocação, um fato atribuído pelos representantes da CBF como característico para buscar um equilíbrio e oportunizar posições na equipe.

Outras mudanças

Na escolha do treinador da seleção, Tite retirou Bruno Guimarães, jogador com passagem pelo Athletico Paranaense, e que fechou o trio que representou o Furacão na Seleção, com Renan Lodi e Santos. O técnico gaúcho preferiu reduzir o número de meio campistas e desta vez ao invés de seis nomes para a posição, convocou apenas quatro. Sobre as mudanças, Tite diz que os jogadores precisam de uma “leva em consideração o momento do atleta e o histórico dentro da Seleção Brasileira”.

Confira a lista de convocados

Goleiros:

Alisson – Liverpool

Ederson – Manchester City

Weverton – Palmeiras

Zagueiros:

Thiago Silva – Chelsea

Marquinhos – PSG

Éder Militão – Real Madrid

Rodrigo Caio – Flamengo

Laterais:

Danilo – Juventus

Gabriel Menino – Palmeiras

Renan Lodi – Atlético de Madrid

Alex Telles – Manchester United

Meias:

Casemiro – Real Madrid

Fabinho – Liverpool

Arthur – Juventus

Douglas Luiz – Aston Villa

Meias/Atacantes:

Everton Ribeiro – Flamengo

P. Coutinho – Barcelona

Neymar – PSG

Everton – Benfica

Atacantes:

Gabriel Jesus – Manchester City

Vini Jr. – Real Madrid

Firmino – Liverpool

Richarlison – Everton