Brasil conquistou o título da Copa das Confederações de 2005. (CBF)

A seleção brasileira que conquistou o título da Copa das Confederações de 2005 encantou a todos os torcedores. Com o ‘quadrado mágico’ formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Robinho, o Brasil foi campeão com vitória sobre a Alemanha, dona da casa, na semifinal por 3 a 2 e goleada sobre a rival Argentina por 4 a 1 na decisão.

Relembre a campanha do título brasileiro

Brasil 3×0 Grécia – 16/06/2005

O técnico Carlos Alberto Parreira não contava com três jogadores importantes: os laterais Cafu e Roberto Carlos e o atacante Ronaldo. Mesmo assim, a seleção brasileira começou a Copa das Confederações com uma grande vitória por 3 a 0 sobre a Grécia. Os gols foram marcados por Adriano, Robinho e Juninho Pernambucano.

Brasil: Dida; Cicinho; Lúcio; Roque Júnior e Gilberto; Émerson, Zé Roberto Kaká (Juninho Pernambucano) e Ronaldinho Gaúcho (Renato); Robinho e Adriano (Ricardo Oliveira).

Brasil 0x1 México – 19/06/2005

Depois da boa estreia, o Brasil não repetiu o mesmo desempenho e perdeu para o México por 1 a 0, gol do atacante Javier Borgetti. Com a derrota, o Brasil foi para a última rodada com chances de ser eliminado ainda na fase de grupos da competição.

Brasil: Dida; Cicinho, Lúcio, Roque Júnior e Gilberto; Émerson (Renato), Zé Roberto, Kaká (Juninho Pernambucano) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Ricardo Oliveira) e Adriano.

Brasil 2×2 Japão – 22/06/2005

A classificação para a semifinal veio com mais drama que o esperado. A seleção brasileira apenas empatou em 2 a 2 com o Japão, na época comandado por Zico, e só garantiu a vaga no saldo de gols. Robinho e Ronaldinho Gaúcho marcaram os gols do Brasil.

Brasil: Marcos; Cicinho, Lúcio, Juan e Léo; Gilberto Silva, Zé Roberto (Edu), Kaká (Renato) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Adriano (Júlio Baptista).

Alemanha 2×3 Brasil – 25/06/2005

Após uma primeira fase irregular, o Brasil enfrentou a Alemanha, que contava com o apoio da torcida, na semifinal. As atuações ruins dos jogos anteriores ficaram para trás e a seleção brasileira venceu os donos da casa por 3 a 2. Adriano, duas vezes, e Ronaldinho Gaúcho marcaram.

Brasil: Dida; Maicon (Cicinho), Lúcio, Roque Júnior e Gilberto; Émerson, Zé Roberto, Kaká (Renato) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Júlio Baptista).

Brasil 4×1 Argentina – 29/06/2005

A final da Copa das Confederações foi uma das grandes atuações do Brasil nos últimos 20 anos. Com uma exibição de gala, a seleção brasileira não deu a menor chance para a rival Argentina e goleou por 4 a 1. Os gols foram marcados por Adriano, duas vezes, Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

Brasil: Dida; Cicinho (Maicon), Lúcio, Roque Júnior e Gilberto; Émerson, Zé Roberto, Kaká (Renato, aos 86) e Ronaldinho Gaúcho; Adriano e Robinho (Juninho Pernambucano).