O mercado do futebol brasileiro está em polvorosa por conta de uma notícia envolvendo o Londrina. O bilionário russo Roman Abramovich, que por 19 anos comandou o Chelsea, está interessado em assumir uma Sociedade Anônima do Futebol no Brasil, e estaria de olho no Tubarão, que já abriu negociações para a criação de sua SAF. A notícia foi divulgada pelo jornalista Rafael Reis, do UOL.

Abramovich é um dos mais polêmicos personagens do futebol mundial nas últimas três décadas. Empresário que virou bilionário após a implosão da União Soviética, ele comprou o Chelsea, e transformou o clube do subúrbio de Londres em uma potência internacional. Em 19 anos, o clube conquistou 21 títulos, entre eles cinco conquistas da Premier League, duas Ligas dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2021, conquistado sobre o Palmeiras.

Hoje, ele é o 142º homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, com fortuna acumulada de 12,4 bilhões de dólares. Mas Abramovich precisou se desfazer do Chelsea no início do ano passado, por conta da pressão internacional diante da guerra entre Rússia e Ucrânia. Além do conflito, o russo sempre foi questionado por negócios suspeitos, o que o levou a ser denunciado à Justiça da Suíça – ele foi absolvido em 2021.

E o Londrina, Abramovich?

Interessado em voltar ao futebol, mas com portas fechadas na Europa e nos Estados Unidos por conta da guerra, Roman Abramovich voltou sua atenção ao futebol brasileiro, que vive a explosão das SAF. Ele e um grupo de empresários do leste europeu teriam sondado o Atlético-MG e o São Paulo – no primeiro, nada de conversa; no segundo, há possibilidades. Mas o Londrina surgiu como uma oportunidade de entrar no Brasil investindo menos do que em um clube que está na Série A.

O Tubarão está buscando parceiros para a SAF, e teria uma proposta de um grupo sul-americano. O acordo do LEC com o empresário Sérgio Malucelli termina em 2024, e por isso o clube partiu para o mercado. Segundo o UOL, o futebol do Londrina poderia ser adquirido por volta de R$ 80 milhões, o que interessou Abramovich.

O empresário russo Roman Abramovich.
Roman Abramovich foi obrigado a vender o Chelsea, e quer voltar ao futebol. Foto: Divulgação/Chelsea