O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) condenou, na última terça-feira (7), o Grêmio Maringá a perder 13 pontos na Série C do Campeonato Paranaense por escalar um jogador irregular em três partidas.

+ Confira todas as notícias do futebol paranaense na Banda B!

Nas ocasiões, o atleta João Victor Gualberto Menezes entrou nas partidas contra Cambé e Portuguesa Londrinense, duas vezes. No entanto, de acordo com o processo, ele estava registrado como jogador não profissional.

+ Fase de grupos da Série C do Paranaense chega ao fim. Confira quem segue lutando pelo acesso

Com isso, a decisão da 2ª Comissão Disciplinar do TJD foi perda de 13 pontos e multa de R$ 1.500 ao Grêmio Maringá. O tribunal alega que o clube cometeu um ato de infração do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

Grêmio Maringá recorre e se manifesta

De acordo com o Portal GMC, parceiro da Banda B, o clube entrará com recurso e o processo pode ocorrer em mais duas instâncias: no Tribunal Pleno do TJD-PR (2ª instância) e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em 3ª instância.

+ Taça FPF entra na última rodada da primeira fase com Grupo A definido e briga por vagas no Grupo

Por meio das redes sociais, o Grêmio Maringá reafirmou o “compromisso com a ética e a transparência“, além de reforçar que “não medirá esforços para que o resultado obtido dentro de campo prevaleça

Araucária vai ser julgado pelo mesmo motivo e campeonato pode parar

O time maringaense garantiu vaga nas quartas de final do campeonato ao terminar o Grupo B na segunda posição com nove pontos, mas agora corre o risco de ser eliminado caso sua condenação seja confirmada. A punição resultaria em uma pontuação negativa de -4.

+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!

Simultaneamente, a equipe do Araucária, classificada pelo Grupo A, também enfrenta um julgamento por escalação irregular de atleta. O julgamento da equipe está marcado para o Tribunal Pleno do TJD nesta quinta-feira (9).

Time do Grêmio Maringá, que disputa a Terceirona do Paranaense
Grêmio Maringá perdeu 13 pontos. Foto: Odair Figueiredo/Grêmio Maringá