Athletico, Azuriz e Iguaçu foram os campeões das três divisões do Campeonato Paranaense. (Rodolfo Buhrer, reprodução/redes sociais e reprodução/redes sociais)

O ano de 2020 no futebol paranaense teve apenas as três divisões do Campeonato Paranaense por conta da pandemia da Covid-19. Athletico, Azuriz e Iguaçu conquistaram os títulos no estado do Paraná. Relembre como foram as campanhas dos três campeões no estado:

Athletico – campeão da primeira divisão

O Campeonato Paranaense de 2020 terminou com o terceiro título consecutivo do Athletico. Na fase de classificação, o Furacão jogou quase todas as partidas com a equipe de aspirantes e terminou em terceiro lugar, com 22 pontos, campanha de sete vitórias, um empate e três derrotas. O destaque foi o atacante Pedrinho, que marcou seis gols em apenas oito partidas.

O estadual ficou paralisado por quatro meses devido à pandemia do coronavírus e retornou somente no final de julho. Com o tempo de inatividade, o Athletico utilizou a equipe principal na fase de mata-mata para dar ritmo de jogo aos atletas. Nas quartas de final, eliminou o Londrina com empate em 1 a 1 e goleada por 5 a 0. Já na semifinal, passou pelo FC Cascavel com larga vitória por 5 a 1 e empate em 0 a 0.

Na decisão, o adversário foi o rival Coritiba. A primeira partida aconteceu na Arena da Baixada e terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0. O gol que deu vantagem para o Furacão na decisão foi marcado pelo meia Léo Cittadini, aos 45 minutos do segundo tempo.

Já a partida de volta, no Couto Pereira, teve muita emoção até o último lance. O Coritiba abriu o placar com gol de pênalti de Sabino no final do primeiro tempo e a decisão estava indo para os pênaltis até os acréscimos da etapa final. Porém, aos 46 minutos, o jovem Khellven, que saiu do banco de reservas, arriscou um chute forte de longe e mandou no ângulo direito de Alex Muralha. No minuto seguinte, Nikão viu o goleiro coxa-branca adiantando e marcou por cobertura o gol do título do Athletico.

Ouça os gols das vitórias do Athletico nas partidas da final contra o Coritiba:

Azuriz – campeão da segunda divisão

Devido à pandemia, a divisão de acesso foi disputada em pouco mais de dois meses e terminou com o Azuriz como campeão. O time de Pato Branco disputou a segundona pela primeira vez e surpreendeu o Maringá, dono até então da melhor campanha, na decisão.

Na primeira fase, o Azuriz terminou em terceiro lugar, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Na semifinal, no confronto que valeu o acesso, a equipe de Pato Branco empatou duas vezes em 0 a 0 com o Apucarana e garantiu a vaga na elite com a vitória nos pênaltis por 8 a 7.

Já na decisão, o Azuriz perdeu em casa para o Maringá por 1 a 0, mas conquistou uma grande vitória por 3 a 0 no jogo da volta e conquistou o seu primeiro título da história. O artilheiro do time na segundona foi o atacante Eydison, com cinco gols.

Iguaçu – campeão da terceira divisão

A terceira divisão do estadual foi disputada em apenas um mês. O Iguaçu, de União da Vitória, foi o campeão depois de terminar na segunda posição no grupo com Verê e Grecal, eliminar o tradicional Paranavaí na semifinal e derrotar o Verê na grande final.