Foto: Divulgação/Operário

Membros dos departamentos médico e de futebol do Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, realizaram ontem (12) uma reunião por videoconferência com o elenco para explicar qual será o protocolo adotado pelo clube nas próximas semanas da pandemia do novo coronavírus.

O staff alvinegrou elaborou um plano de ação, que repassará aos atletas informações sobre o vírus e quais medidas serão tomadas assim que o retorno dos treinamentos for acatado pelos órgãos de saúde. Apesar disso, o Operário reforça que ainda não há uma previsão para a volta das atividades presenciais da equipe profissional, e os jogadores deverão seguir com seus exercícios online em casa.

Confira as medidas adotadas pelo Operário:

Medidas Administrativas

Também foram apresentadas as medidas administrativas que o clube está adotando neste período de isolamento social, como: trabalho em home office para a maioria dos funcionários do clube; entrada no clube somente aos que forem autorizados pela diretoria e em caso de extrema necessidade; redução dos funcionários de manutenção para 10% do total; trabalho em escala para funcionários do Departamento de Futebol e fechamento de vestiários, refeitório e lavanderia.

Protocolo Médico

O Operário adotará a medição de temperatura corporal, com câmera termográfica e termômetro digital com infravermelho, e oxigenação de todos que precisarem entrar no clube e utiliza tapete para sanitização dos calçados. Todos os atletas e membros da comissão técnica serão vacinados contra a H1N1. Os profissionais, bem como as pessoas que convivem diariamente com eles, também foram orientados a medir a temperatura corporal duas vezes por dia e, em caso de febre, devem informar imediatamente o Departamento Médico. O psicólogo do clube, Marcos Martinez, está realizando trabalho com o objetivo de resguardar a saúde mental dos jogadores.

Em caso de retorno aos treinamentos presenciais, atletas e membros da comissão técnica que não realizarem a quarentena de 14 dias em Ponta Grossa serão submetidos ao teste de diagnóstico para a Covid-19.

Treinamentos

Quando for orientada a retomada dos treinos presenciais no clube, a programação prezará por distanciamento, medidas de assepsia e higienização dos instrumentos, não compartilhamento de materiais, grupos reduzidos no mesmo tempo e intervalo de 10 minutos entre o treinamento de um grupo e outro para higienização dos materiais utilizados. As atividades acontecerão preferencialmente em campo, ao céu aberto e, caso haja necessidade de atividades em ambiente interno, deverão ser observadas medidas para a ampla circulação de ar.

Os atletas receberão kits de higiene (com álcool em gel e álcool 70) e de uniformes de treino e serão responsáveis pela lavagem e guarda dos mesmos. Eles devem sair de casa trocados e utilizar máscaras no deslocamento casa-clube-casa e nas dependências comuns do clube. Os jogadores também deverão manter distância mínima de 2 metros durante os treinamentos, realizar assepsia das mãos no fim da atividade e borrifar álcool 70 nos calçados.

Os kits serão disponibilizados aos atletas nesta quarta-feira (13) por meio de drive-thru no estacionamento do clube e serão utilizados nos treinamentos em casa enquanto não há previsão para retorno das atividades presenciais.