O Foz do Iguaçu está a um passo de colocar o Grêmio na Justiça. O Azulão, lanterna do Campeonato Paranaense e quase rebaixado para a Segundona, alega que o clube gaúcho não pagou o que deve pela venda do atacante Pepê ao Porto, de Portugal, em 2021. O atleta foi revelado pelo Foz que, pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, tem direito a receber uma quantia pela transação.

Arif Osman, presidente do Foz, já havia revelado no mês de janeiro a existência da dívida com o Grêmio em entrevista exclusiva ao programa Balanço Esportivo. Entretanto, naquele momento, havia esperança e a expectativa de que o pagamento fosse realizado e o Foz tivesse melhores condições de disputar o torneio o que, até hoje, ainda não aconteceu. Em contato com a Banda B, o mandatário do Azulão deu mais detalhes do processo e criticou a antiga gestão do clube gaúcho pela falta de retorno quanto à dívida.

“Espero que a CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) em breve dê ganho de causa ao nosso time e obrigue eles a pagar a dívida. O Grêmio deveria ter feito isso há tempos e essa falta de dinheiro está nos fazendo ter um desempenho vexatório no Campeonato Paranaense. Respeito a diretoria deles, bem como a Instituição. Não tenho nada contra eles, mas sim contra o antigo presidente (Romildo Bolzan), que protegeu empresários parceiros e não pagou a conta a quem precisava dela. O Grêmio pagará caro com este erro”.

O pivô da briga Foz x Grêmio

Pepê, um dos destaques do Porto, de Portugal, atuou no Azulão entre as temporadas de 2015 e 2016. Em doze jogos disputados, marcou cinco gols e despertou a atenção do Grêmio, que o comprou. No Tricolor, em quase cinco temporadas disputadas, ele marcou 30 gols em 125 jogos disputados, até ser vendido ao futebol europeu. Ele foi vendido ao Dragão por 15 milhões de euros no ano de 2021. A reportagem da Banda B ainda tenta contato com a diretoria do clube gaúcho que, até o momento, não se manifestou sobre o caso.

Desesperado por um resultado positivo, o Foz do Iguaçu recebe o Operário nesta quarta-feira (14), às 21h30, no estádio do ABC. Lanterna do torneio com apenas quatro pontos em nove jogos disputados, o Azulão será rebaixado se perder para o Fantasma. Isso ocorre porque a diferença do time para o Azuriz, primeira equipe fora do ZR, é de quatro pontos a duas rodadas do fim da primeira fase.

Pepê, ex-jogador do Grêmio.
Pepê comemora o gol no clássico diante do Sporting, no domingo (12). Foto: Divulgação/FCP