A eleição da Federação Paranaense de Futebol, que acontece neste sábado (11), das 9h30 às 12h, em um hotel no centro de Curitiba, vai marcar um fato inédito na história do nosso futebol. Pela primeira vez a presidência será passada de pai para filho. Hélio Cury Filho deve ser aclamado e ocupará o cargo que seu pai ocupou nos últimos 16 anos. A oposição, liderada pelo ex-jogador Ribamar, teve sua candidatura impugnada na noite desta quinta-feira (9).

Como toda eleição da Federação Paranaense, há acusações de parte a parte e ameaças de impugnação de chapas. Do lado da situação, o argumento – validado pela comissão eleitoral – era que o regulamento do pleito diz que qualquer candidatura precisa ter o apoio comprovado de 20 votantes (clubes profissionais, amadores e ligas). E a “Futebol Forte Paraná”, de Ribamar, só teve um clube assinante, o Nacional, da Suburbana de Curitiba.

E era justamente o Nacional que tentava impugnar a situação. Em entrevista ao UmDois, o presidente do clube disse que a Lei do Nepotismo e o estatuto da Federação Paranaense impedem que Hélio Cury Filho e sua chapa “Confiança e Inovação” não poderiam ser inscritas. Na noite de quinta, a comissão eleitoral rejeitou todas as denúncias da oposição e confirmou a candidatura do filho do atual presidente da FPF.

Vantagem

Hélio Cury Filho entrou na corrida eleitoral da Federação Paranaense com 57 apoios – praticamente todos os clubes profissionais e amadores do estado. Dos times da primeira divisão, apenas o Athletico não se manifestou. Coritiba, Londrina, Operário e Cianorte, entre outros, estão entre os aliados do filho do presidente da FPF, assim como o Paraná Clube. Como são 65 filiados aptos a votar, a eleição já seria protocolar, e agora se torna na verdade uma aclamação.

O provável futuro presidente será o primeiro filho de presidente a assumir a Federação Paranaense, e ainda como sucessor. Com isso, a “dinastia Cury” comandará o nosso futebol por pelo menos 20 anos – o mandato é de quatro anos. Desde 1937, ano de fundação da FPF, apenas um cartola ficou mais tempo no poder do que a família – justamente o antecessor de Hélio Cury, Onaireves Moura, que deixou a presidência após diversas investigações de corrupção.

Como é a eleição da Federação Paranaense

O pleito será realizado de forma híbrida. A eleição presencial será no hotel NH, no centro de Curitiba. Mas os dirigentes que optarem pelo voto não presencial têm até as 19h desta sexta para informar a comissão eleitoral da Federação Paranaense, caso contrário não serão autorizados a participar da eleição – a não ser que vão até o hotel no sábado. A posse do novo presidente deve acontecer até 23 de abril.

Hélio Cury, atual presidente da Federação Paranaense.
Hélio Cury vai ter o próprio filho como sucessor na Federação Paranaense. Foto: Divulgação/FPF