Para um jogador de futebol, ser campeão do mundo é a maior glória da carreira. Reinaldo Francisco de Oliveira chegou lá. O ex-atleta levantou a taça com o Flamengo, em 1981, no histórico time de Zico, Júnior e Leandro. Reinaldo faleceu na noite da quinta-feira (26), aos 70 anos, após um infarto fulminante. Ele ocupava o posto de presidente do Potiguar, clube de Parnamirim, no interior do Rio Grande do Norte.

Formado pela base do ABC, de Natal, Reinaldo começou a se destacar na metade da década de 1970. Após três anos jogando no alvinegro, ele foi para outro time preto e branco, o Santos, que buscava por todo o Brasil jogadores para a era “pós-Pelé”. Ele ficou pouco tempo no Peixe, seguindo para o Internacional e depois para o Náutico. O centroavante foi contratado pelo Flamengo após ter feito dois gols sobre o time de Zico atuando pelo Timbu.

Reinaldo chegou ao Flamengo no início de 1981, o maior ano do clube carioca. No primeiro semestre ele teve mais oportunidades com Dino Sani. Mas, com o passar da temporada e a mudança de técnico – entrou Paulo César Carpegiani -, o centroavante perdeu espaço, disputando a reserva de Nunes com Anselmo. Mas seu nome está eternizado na história do Mengo com os títulos estadual, da Libertadores e do Mundial conquistados em apenas vinte dias.

Reinaldo, jogador campeão do mundo pelo Flamengo.
Um dos últimos registros de Reinaldo. Foto: Reprodução/Instagram