Não é de hoje que filmes são usados por técnicos ou motivadores para contagiar jogadores de futebol. Mas um dos favoritos ao título brasileiro está inovando ao usar animações para o mesmo objetivo. O filme “Divertidamente”, da Disney e da Pixar, a maior audiência da história nos cinemas do Brasil, virou arma para uma arrancada para a tentativa de tirar o Botafogo da ponta e conquistar, no caso, mais um Brasileirão.

Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Atlético-MG, no sábado (28), o técnico Abel Ferreira admitiu o uso de “Divertidamente” com os jogadores do Palmeiras. “Posso dizer o que fiz? Convidei-os a ver Divertidamente 1 e 2”, comentou o treinador do atual campeão brasileiro e vice-líder da competição em andamento. Nas últimas rodadas, o time paulista diminuiu a distância para o Botafogo para apenas um ponto. “Todos temos um capeta e um anjinho. Qual quer dar ouvidos? Falo a eles, no jogo é igual. Tenho que falar comigo como a pessoa que mais amo”, ampliou a explicação o português.

Lembrando que em “Divertidamente” é contada a história de Riley, que está crescendo e tentando aprender a lidar com as próprias emoções. Os protagonistas da animação são justamente as emoções – Alegria, Raiva, Tristeza, Medo e Nojo no primeiro filme, ganhando o reforço de Tédio, Vergonha e Ansiedade na sequência. “Posso chamar a atenção para deixar os jogadores em paz, ou saudá-los. ‘Tu és bom, consegue’. Sem pensar muito na ansiedade, como no Divertidamente 2. Viva aqui e agora. Calma“, completou Abel Ferreira.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, admitiu ter usado o filme "Divertidamente" para motivar os jogadores.
Abel Ferreira não quer ansiedade no Palmeiras. Foto: Cesar Greco/SEP