Jorge Jesus. (Alexandre Vidal/Flamengo)

Enquanto o calendário do futebol está paralisado devido à pandemia do covid-19, o novo coronavírus, os jogadores seguem a rotina de treinamentos em suas residências. O Flamengo está utilizando um aplicativo português chamado Coach ID para acompanhar o trabalho de todos os seus atletas.

O software auxilia o treinador Jorge Jesus, no caso do Flamengo, em tarefas como planejamento, trabalho tático, construção de exercícios, análise de jogos e outras funções que são essenciais para a preparação de uma equipe. A ferramenta foi desenvolvida por João Rico e Acácio Santos, que também são técnicos em Portugal.

“Nós identificamos, enquanto treinadores de futebol, que precisávamos ter um local para armazenar todas as nossas ideias de jogo, exercícios e metodologia. Tanto eu, quanto o Acácio, outro fundador, não encontramos uma solução e decidimos criar. Criamos um conceito que é mais que uma ferramenta, mas uma filosofia de entender o jogo e o futebol”, explicou João Rico, em entrevista à Banda B.

Rico destacou como o aplicativo ajuda no trabalho da comissão técnica para acompanhar o preparo físico dos jogadores. “Não é por acaso que um clube como o Flamengo e um staff técnico tão exigente que é liderado pelo Jorge Jesus ocorra a nossa ferramenta, principalmente pelo aspecto importantíssimo de analisar os jogadores à distância. Permite ao treinador ter uma ligação ao jogador e faz com que possam estar conectados, tenham as ferramentar normais de um chat. Também permite avaliar o controle dos treinos, no que se refere a carga interna do treino. Tudo isso de uma forma automatizada e permite poupar muito tempo das equipes técnicas porque os valores chegam em suas mãos de forma automática”, disse.

Já Acácio Santos ressaltou que o sucesso do Flamengo não passa apenas pela qualidade de seus jogadores, mas também pela competência do compatriota Jorge Jesus. “É um obcecado pelos prognósticos e a questão comportamental dos jogadores em campo. Teve competência dele e uma das grandes armas que foi a capacidade que tem dos jogadores serem rigorosos [nos treinos]”, comentou.

Como funciona com o Flamengo?

Todos os dias o staff técnico de Jorge Jesus envia via chat da Coach ID o planejamento das tarefas que os atletas devem cumprir. No final da sessão, cada jogador reporta a intensidade percebida para que os preparadores físicos analisem o impacto da carga.

No dia seguinte pela manhã, os jogadores voltam a receber uma notificação via Coach ID Player App, um aplicativo exclusivo para os jogadores. Eles devem responder a um questionário de bem-estar que avalia, entre outras coisas, a qualidade do sono e a fadiga muscular.

A monitorização é feita especialmente pelo preparador físico Márcio Sampaio.