Joinville está classificado para as quartas de final do Campeonato Catarinense. (Foto: Joinville)

O futebol está suspenso no Brasil devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e ainda não tem data precisa para retornar. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) é a primeira que solicitou autorização para os órgãos responsáveis para voltar com o estadual no dia 16 de maio.

De acordo com Fábio Nogueira, diretor de competições da FCF, o período de 15 dias de treinamento seria o suficiente para os atletas e os jogos aconteceriam com os portões fechados. “Na nossa solicitação, com base que tudo que está acontecendo em Santa Catarina, o pedido foi para que fosse sem a presença de público”, disse.

“Federação Catarinense, junto com os clubes, fez uma solicitação para retornar com as atividades do futebol no dia 16 de maio. Cada estado tem sua limitação e Santa Catarina, desde semana passada, já liberou as funções de alguns setores. Estamos tentando fazer esse retorno com todas as medidas cabíveis em relação às questões higiênicas”, acrescentou o dirigente.

O “Guia Médico de sugestões protetivas na Retomada Progressiva do Futebol Profissional de Santa Catarina de forma segura” determina uma série de regras que os clubes precisam cumprir para voltar aos treinamentos no dia 1º de maio e com as partidas no dia 16 de maio.

A primeira medida é justamente testar os atletas para saber se está contaminado com o novo coronavírus e responder um questionário sobre como está o desenvolvimento respiratório deles e de suas famílias. Os treinamentos em uma primeira fase seriam realizados em pequenos grupos, com distância mínima de dois metros.

Entre as orientações para os deslocamentos para treinamentos e viagens nos dias de jogos estão a necessidade de dois ônibus para manter a distância entre os passageiros. As partidas seriam realizadas com portões fechados e somente os profissionais dos clubes e a imprensa teriam acesso ao estádio.

O Campeonato Catarinense foi paralisado após o término da fase de classificação no dia 15 de março. Avaí, Brusque, Figueirense, Marcílio Dias, Criciúma, Juventus, Joinville e Chapecoense garantiram as vagas nas quartas de final. Já Concórdia e Tubarão se enfrentam para definir o rebaixado.