Operário derrotou o Globo-RN e se sagrou campeão da Série D (José Tramontin/Operário FEC/Divulgação)

A conquista da Série D pelo Operário foi a figurinha que faltava para o futebol paranaense contar com títulos em todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Com duas taças na Série A, seis na B e um na C, o feito do Fantasma se torna o décimo título do estado em competições nacionais.

A primeira conquista foi com o Londrina, em 1980, quando derrotou o CSA-AL e levantou o caneco da segunda divisão. Depois, em 1985, o esporte local debutou na elite, com a conquista do título brasileiro do Coritiba sobre o Bangu-RJ. A Série A ainda teve o Atlético como campeão, em 2001, derrotando o São Caetano na grande decisão.

Divisão com mais títulos entre os paranaenses, a Série B já foi conquistada pelo Paraná Clube e pelo Coritiba duas vezes e uma pelo Atlético, além do Tubarão. Com apenas uma taça, a Série C foi faturada pelo Malutrom, em 2000, na Copa João Havelange. Chamada de “Módulo Verde” nesta edição, a competição teve o clube como campeão após derrotar o Uberlândia-MG na grande final.

Iniciada em 2009, a Série D ainda não tinha uma equipe paranaense como campeã. Até então, só o Londrina tinha chegado perto do feito, em 2014, ano do acesso à Série C, mas acabou sendo eliminado nas semifinais para o Brasil de Pelotas-RS.

Na campanha do Operário em 2017, o time disputou 16 partidas, acumulando 11 vitórias, um empate e quatro derrotas, com um total de 70,8% de aproveitamento. Na decisão, o Fantasma derrotou o Globo-RN para ficar com o troféu.

Confira todos os títulos Paranaenses em todas as divisões do Campeonato Brasileiro:

1980 – Londrina – Série B
1985 – Coritiba – Série A
1992 – Paraná Clube – Série B
1995 – Atlético – Série B
2000 – Malutrom – Série C
2000 – Paraná Clube – Série B
2001 – Atlético – Série A
2007 – Coritiba – Série B
2010 – Coritiba – Série B
2017 – Operário – Série D