Depois de um período de longa espera, os clubes brasileiros agora podem novamente registrar jogadores para a sequência da temporada. A nova janela de transferências se abriu nesta segunda-feira (3) e se fecha somente no dia 2 de agosto. Vários times, entre eles Athletico e Coritiba, já se movimentavam no mercado, mas sem poder utilizar as novas peças.

Dos dois paranaenses, o Coxa é o que mais está ativo e também é quem mais deve mexer no elenco. Até aqui, são dois reforços: o volante Fransérgio, já anunciado, e o atacante Edu, que deve ser confirmado nos próximos dias. Por outro lado, quatro atletas foram desligados: Júnior Urso, Jesús Trindade, Juan Díaz e William Pottker.

Pelo Furacão, até agora apenas uma contratação: o lateral-esquerdo Lucas Esquivel. O argentino, que chegava apenas como opção para o elenco, pode rapidamente virar titular, uma vez que o único jogador do setor no elenco é Fernando, que se lesionou. Tanto que a tendência é que ele já seja relacionado para o duelo com o Flamengo, que acontece quarta-feira (5), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil

Futebol brasileiro vai se movimentar

Os principais times do Brasil já anunciaram reforços nos últimos dias, apenas esperando o início da janela para poder registrá-los e e tê-los à disposição. Das 20 equipes da Série A, somente Red Bull Bragantino, Grêmio, Palmeiras e Santos não contrataram ninguém.

Entre as principais novidades estão o volante Allan, que trocou o Atlético-MG pelo Flamengo, o meia argentino Matías Rojas, ex-Racing, que foi para o Corinthians, e os atacantes Alexandre Pato, Valencia e Marinho, de São Paulo, Internacional e Fortaleza, respectivamente.

Por outro lado, quem mais perdeu atletas foram Grêmio e Santos, que ainda não foram em busca de novas opções. O Tricolor gaúcho se desfez de cinco jogadores, mas nenhum era titular. Já o Peixe negociou os zagueiros Maicon, que foi para o Vasco, e Eduardo Bauermann, que foi para o exterior após ser suspenso por participar de esquema de manipulação de resultados.

Outro que está indo embora do clube da Baixada santista é o atacante Angelo. Visto como uma das grandes promessas do futebol brasileiro recente, ele acertou com o Chelsea, da Inglaterra.

Janela é a última chance para os clubes contratarem

Esta é a segunda – e última – janela de transferências do futebol brasileiro. A primeira, a mais longa, ficou aberta de 11 de janeiro até 4 de abril, para contratações internacionais, e até 20 de abril, para negociações nacionais.

Após o dia 2 de agosto, os times só poderão contratar nomes que estejam livres no mercado, aqueles que não têm vínculo com nenhum clube. Porém, desde que as rescisões tenham sido feitas antes do fechamento da janela.

Valencia, uma das contratações dos times brasileiros para a sequência do ano
Atacante Enner Valencia, do Internacional, é uma das principais contratações desta janela. Foto: Ricardo Duarte/Internacional