Messi. (Barcelona)

O governo da Espanha decidiu iniciar um projeto que irá desacelerar o confinamento de forma gradual. Segundo o presidente Pedro Sanchez, o processo iniciará na próxima semana. Com isso, os clubes de futebol planejam retomar atividades.

O primeiro momento da reabertura dos clubes de futebol prevê “a abertura de sessões de treinamento individuais para atletas profissionais e federados”. Em seguida, no dia 11 de maio, os centros de alto rendimento poderão ser abertos de forma definitiva.

Desta forma, os clubes poderão iniciar a retomada de atividades, se preparando para a volta dos jogos. O presidente da LaLiga (Campeonato Espanhol) já disse mais de uma vez que o torneio não corre risco de encerramento precoce.
O temor, porém, aumentou a partir do que houve com Holanda e França. Ambas as temporadas foram encerradas pela impossibilidade de realização de eventos esportivos até setembro.

Até o momento, encerramento da temporada na Espanha segue descartada. O Campeonato Espanhol foi paralisado em março, na 27ª rodada. O Barcelona lidera a competição com 58 pontos. O Real Madrid está em segundo com 56. O terceiro é o Sevilla, com 47.