Aruko estreia no domingo diante do Coritiba no Paranaense 2023 Foto: @wellsm_

No domingo (15), às 16h, no Couto Pereira de portões fechados, o Coritiba, atual campeão estadual, recebe o Aruko, na largada do Campeonato Paranaense 2023.

O time de Maringá é estreante na elite do estado. O nome Aruko de origem na língua japonesa é significa ‘caminhar lado a lado’. Em menos de oito meses, o clube saiu da terceira divisão do Campeonato Paranaense para alcançar a elite estadual.


Mas a dúvida de cronistas esportivos, torcedores e curiosos: Qual a pronuncia correta do nome do time? ‘Aruko’ ou ‘Arukô’. Segundo os idealizadores do clube, é Arukô, assim como Judô, outra palavra de origem nipônica.

Fim da dúvida de pronuncia, vamos à história do clube:

Junto com o Grupo Aruko Japan, o Aruko foi idealizado por Alex Santos. Nascido em Maringá, o ex-jogador foi para o Japão em 1994 para estudar e jogar. Com o tempo, se profissionalizou, ganhou muitos títulos, se naturalizou e disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 – quando foi treinado por Zico – com a camisa da seleção local, se tornando um ídolo do país. Na volta à terra natal, defendeu o Maringá FC e Grêmio Maringá, até que em 2018 resolveu continuar no futebol com um novo projeto de formação de jogadores e, posteriormente, com o clube profissional.