A Copa do Brasil já conheceu todos os seus 92 participantes para a edição de 2024. Com a vitória sobre o Santos no último domingo (03), o Athletico garantiu a última vaga direta à terceira fase, concedida ao melhor colocado na Série A entre os times que não disputarão a Libertadores. Além do Furacão, a competição contará com outras cinco equipes paranaenses: Coritiba, Maringá, Cianorte, Operário e Cascavel.

A Copa do Brasil do ano que vem será a primeira sem classificação pelo ranking de clubes da CBF. Assim, as vagas precisavam ser garantidas a partir dos resultados conquistados nas competições nacionais. A principal ausência será a do Santos, que só poderia conquistar seu lugar no torneio através do Brasileirão, uma vez que não conseguiu via Campeonato Paulista. O Peixe ainda corre o risco de rebaixamento à Série B.

Além do Athletico, não participam do sorteio da primeira fase: os oito classificados para a próxima Libertadores: Fluminense (atual campeão), São Paulo (campeão da Copa do Brasil), Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Red Bull Bragantino (via Campeonato Brasileiro), além do Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Vitória (campeão da Série B) e Goiás (campeão da Copa Verde).

Os potes da Copa do Brasil 2024

Apesar de ainda não estarem definidos, os potes do sorteio já podem ser projetados. Neste caso, leva-se em consideração o ranking da CBF, que será atualizado ao final do Campeonato Brasileiro, para a distribuição de cada clube. As 80 equipes que iniciarão a Copa do Brasil serão divididas em oito potes, com dez times em cada. Assim como nos últimos anos, os melhores ranqueados disputam a partida única fora de casa, mas com a vantagem do empate.

Os times de melhores ranking estarão nos potes A, B, C e D. A ordem do chaveamento da Copa do Brasil será: clubes do pote A x clubes do pote E, clubes do pote B x clubes do pote F, clubes do pote C x clubes do pote G e, por último, clubes do pote D x clubes do pote H. O Blog Ranking da CBF fez uma prévia das distribuições, já projetando a classificação final de clubes em 2023:

  • Pote A: Corinthians, Fortaleza, América-MG, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cruzeiro, Cuiabá, Coritiba e Vasco.
  • Pote B: Juventude, Sport, CRB, Criciúma, Sampaio Corrêa, Tombense, Ituano, Operário-PR, ABC e Remo.
  • Pote C: Botafogo-SP, Brusque, Paysandu, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense, América-RN e Aparecidense-GO.
  • Pote D: Amazonas, São Raimundo-RR, Jacuipense-BA, Tocantinópolis, Portuguesa-RJ, Retrô-PE Caxias-RS, Cascavel-PR, São Bernardo-SP e Nova Iguaçu-RJ.
  • Pote E: ASA-LA, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Moto Club-MA, Maringá-PR, Sousa-PB, Fluminense-PI, Águia de Marabá-PA, Cianorte-PR e Marcílio Dias-SC.
  • Pote F: Operário-MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Rio Branco-AC, Anápolis-GO, e Iguatu-CE.
  • Pote G: Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão, Itabaiana-SE, Costa Rica-MS, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO.
  • Pote H: Real Brasília, Água Santa-SP, Portuguesa Santista, Audax-RJ, Olaria-RJ, Itabuna-BA, Petrolina, Manauara-AM, Capital-TO, Independente-AP.
Copa do Brasil 2024 inicia em janeiro.
A Taça da Copa do Brasil. Foto: Thais Nunes/CBF

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Quem vai jogar a Copa do Brasil 2024; Athletico entra na 3ª fase

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.