O sétimo lugar garantido pelo Athletico no Brasileirão após a vitória por 3×0 sobre o Santos, no último domingo (3), na Ligga Arena, também foi comemorado pelo Cianorte. Afinal, o resultado do Furacão garantiu ao Leão do Vale do Ivaí uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

O Campeonato Paranaense tem direito a cinco vagas para a competição da próxima temporada. Porém, estas vagas são reservadas após a definição de outras 12, que são dos times que vão disputar a Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da Série B, e das complementares via Brasileirão. E é aí que entram o Rubro-Negro e o Cianorte.

Ao garantir ao menos o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro (podendo ainda ser sexto), o Athletico vai direto para a terceria fase da Copa do Brasil, ficando com uma das vagas via o torneio nacional. Com isso, ele passa a sua vaga reservada via Estadual para o próximo time mais bem colocado via Paranaense, no caso o Leão do Vale.

A equipe do interior terminou na sexta posição, o que já lhe dava o direito de disputar a Série D no ano que vem. Agora, poderá também disputar a Copa do Brasil, se juntando ao próprio Furacão e ao FC Cascavel, Operário, Maringá e Coritiba, os outros times que conquistaram suas vagas via Paranaense.

Cianorte volta ao torneio após três anos

Com isso, essa será a quinta participação do clube no torneio mata-mata. A última vez havia sido em 2021, enquanto as outras vezes haviam sido em 2005, 2013 e 2018. As melhores campanhas foram em 2018 e 2021, quando chegou até a terceira fase e foi eliminado pelo Internacional e pelo Santos, respectivamente.

Lance de Santos x Cianorte, pela Copa do Brasil de 2021
Última partida do Cianorte na Copa do Brasil foi contra o Santos, em 2021. Peixe está fora do torneio em 2024. Foto: Ivan Storti/Santos

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Cianorte ganha vaga na Copa do Brasil graças ao Athletico; entenda

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.