Após 20 anos com o mesmo regulamento, a Série B terá uma novidade já para 2026. Em Conselho Técnico realizado com os 20 clubes da competição na CBF, ficou definido que haverá dois mata-matas para duas vagas na Série A do Brasileirão de 2027.
+ Confira todas as notícias do futebol paranaense na Banda B!
Desde 2006, quando a segunda divisão passou a ser disputada por pontos corridos, os quatro primeiros colocados subiam. A partir de agora será diferente. Apenas campeão e vice conquista a vaga na elite diretamente. Terceiro e quarto colocados agora terão que jogar um playoff com quinto e sexto colocados pelas outras duas vagas.
+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!
Neste novo formato, o terceiro enfrentará o sexto e o quarto pega o quinto, em duelos de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate na soma dos placares, a vaga será decidida nos pênaltis.
Em 2026, os representantes paranaenses no torneio serão Operário e Londrina, que foi vice-campeão da Série C do ano passado.
Série B não vai parar na Copa do Mundo
Outra mudança aprovada no Conselho é que a Série B não vai parar durante a Copa do Mundo. Inicialmente, quando a CBF lançou o calendário de 2026, a competição não teria jogos ao longo do Mundial, mas, a pedido dos clubes, o torneio seguirá normalmente.
A competição começa no dia 21 de março e tem a 38ª prevista para 28 de novembro. No entanto, sem a parada no meio do ano e agora com mais duas rodadas extras, as datas podem ser revistas.
