O Atletiba deste domingo (19), às 18h30, no Couto Pereira, promete mais um capítulo decisivo na luta pelo acesso à Série A. O clássico entre Coritiba e Athletico, válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025, coloca frente a frente o líder da competição e um dos visitantes mais ofensivos do torneio.
Ainda que o futebol seja decidido dentro de campo — e, em um clássico, os números muitas vezes percam importância —, os dados estatísticos também fazem parte do jogo e podem ajudar a traçar projeções sobre o resultado. No primeiro turno, a inteligência artificial já havia sido utilizada para prever o desfecho do confronto e acertou ao apontar vantagem do Coritiba, que venceu na Arena da Baixada.
+ Confira todas as notícias do futebol paranaense na Banda B!
Agora, 19 rodadas depois e em um cenário bem diferente, a ferramenta volta a ser acionada para uma nova simulação, baseada em indicadores atualizados de desempenho, posse, gols e regularidade das duas equipes.
+ Quinto melhor mandante x melhor visitante: Atletiba terá duelo de opostos no Couto Pereira
Para conduzir o experimento, foram aplicadas regras objetivas, sem qualquer interferência emocional. A inteligência artificial recebeu dados estatísticos e relatórios completos sobre o desempenhos de Athletico e Coritiba, representados como “Time A” e “Time C”, para evitar ao máximo qualquer interferência no resultado do modelo, que é uma análise matemática e imparcial, que leva em conta tendências de jogo e probabilidades reais.
+ Melhor ataque x melhor defesa será o grande duelo do Atletiba no Couto
Como chegam Athletico e Coritiba para o clássico
O Coritiba chega ao Atletiba como líder da Série B, com 56 pontos em 32 jogos e 66,7% de aproveitamento como mandante. A equipe de Mozart tem na defesa o seu ponto mais forte, com apenas 21 gols sofridos até o momento. A equipe também apresenta um estilo pautado na posse de bola (54%) e precisão nos passes (85%). Em casa, o Alviverde mostra domínio e equilíbrio tático, com nove vitórias e apenas duas derrotas no Couto Pereira.
+ Confira todas as notícias do Athletico na Banda B!
Do outro lado, o Athletico ocupa a sétima posição, com 49 pontos, e aposta em um modelo de jogo mais vertical e intenso, sustentado por 45 gols marcados (média de 1,4 por jogo). Fora de casa, o Rubro-Negro soma 47,9% de aproveitamento e ocupa a vice-liderança nesse quesito, mas ainda sofre com a instabilidade defensiva de modo geral — foram 42 gols sofridos em 32 partidas.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no portal da Banda B!
O cenário opõe dois estilos: o Coritiba, mais estável, controlando o ritmo e valorizando a posse; e o Athletico, que tenta acelerar o jogo e usar o poder ofensivo para compensar a fragilidade na retaguarda.
Quem vence o Atletiba deste domingo?
A primeira análise feita pela inteligência artificial, baseada nos dados de desempenho e consistência dos dois times, aponta o Coritiba como favorito para vencer o clássico. O modelo considerou fatores como melhor aproveitamento em casa (66,7%) e defesa sólida (0,7 gol sofrido por jogo), como decisivos no duelo.
+ Athletico lança terceira camisa da temporada em homenagem ao café paranaense
Segundo a simulação, o Coxa tem 55% de probabilidade de vitória, contra 20% do Athletico e 25% de chance de empate. O placar mais compatível com os números, para a inteligência artificial, seria 2×1 para o Coritiba, em um duelo equilibrado, mas com vantagem para quem domina a posse e o espaço.
+ Zagueiro do Coritiba se emociona ao falar da mãe, cita família e mostra lado mais caseiro
A previsão reforça que, estatisticamente, o Coritiba tende a controlar o jogo e o ritmo da partida, transformando o mando de campo e a consistência defensiva em armas decisivas para conquistar mais três pontos e manter a liderança.
Qual pode ser a reviravolta do Atletiba deste domingo?
Mesmo com favoritismo coxa-branca, a segunda simulação mostrou que o Athletico pode surpreender, desde que consiga explorar suas principais armas ofensivas. De acordo com a análise, o time rubro-negro tem condições de inverter o resultado se for eficiente em quatro pontos específicos:
- Transições rápidas — o Athletico é o time que mais realiza contra-ataques (38), e pode aproveitar as 116 perdas de posse do Coritiba para acelerar e finalizar com velocidade.
- Bolas paradas e jogo aéreo — o Furacão tem 9 gols de cabeça, contra 4 do rival, e pode usar escanteios e faltas laterais como trunfos diante de uma defesa que vence menos da metade dos duelos aéreos.
- Pressão emocional — o Coritiba acumula 44 cartões em casa, número que o Athletico pode explorar com intensidade e provocações táticas.
- Ritmo alto nos primeiros minutos — o Rubro-Negro pode tentar marcar cedo e obrigar o Coxa a sair do seu plano de controle, mudando o rumo da partida.
Nesse cenário alternativo, o modelo projeta uma vitória também pelo placar de 2×1, porém, para o Athletico, com gols vindos de contra-ataques e jogadas aéreas. A probabilidade é menor, mas o caminho está claro: precisão, intensidade e disciplina tática são os elementos que podem transformar o favorito em vítima.
+ Siga nosso canal no YouTube! O Esporte Banda B tá on!
Os dados utilizados na análise foram extraídos dos sites SofaScore e Sr. Goool, plataformas especializadas em estatísticas esportivas que reúnem indicadores detalhados de desempenho coletivo e individual ao longo da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025.
