Coritiba Monsters está classificado para a fase final da LDB. (Divulgação)

Curitiba Basquetebol e Coritiba Monsters garantiram a vaga para a fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A próxima fase será disputada em São Paulo, no Ginásio Antônio Prado Júnior, entre os dias 24 e 29 de setembro. O campeão ganhará vaga para a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020.

Depois de ganhar apenas uma partida na primeira etapa, em Curitiba, o Coritiba Monsters, que estreia no LDB, fez uma campanha de recuperação e venceu quatro dos seis jogos disputados em São Paulo. As vitórias foram contra União Corinthians, Maringá, Basquete Cearense e São José.

“Ficamos muito felizes, os atletas se superaram, porque fizemos uma primeira fase muito abaixo, com uma vitória. A superação dos jogadores nessa etapa foi fundamental. A gente conseguiu acertar a equipe coletivamente, melhorou defensivamente, e os destaques individuais se sobressaíram”, afirmou o técnico Fábio Pellanda, em entrevista à Banda B.

Já o Curitiba Basquetebol se manteve na sétima colocação e garantiu a vaga com uma rodada de antecedência. A campanha após as duas etapas foi de seis vitórias e seis derrotas. Em São Paulo, durante a segunda etapa, a equipe do Círculo Militar ganhou de Maringá, Basquete Cearense e União Corinthians e perdeu para Flamengo, São José e Pinheiros.

“O primeiro objetivo foi atingido que era a classificação. Em todas as temporadas a gente conseguiu se classificar, mas esse ano foi difícil, porque tinha mais equipes e com mais investimento. São equipes com categoria adulta no NBB e com um orçamento muito maior que o nosso. Ainda temos o objetivo de se classificar para as semifinais e vamos trabalhar firme para ficar entre os quatro melhores do Brasil”, declarou o técnico Alexandre Pessoa.

Como será a fase final?

Os oito classificados para a fase final da LDB serão divididos em dois grupos de quatro equipes. O Grupo C com Pinheiros, Franca, Corinthians e Coritiba Monsters e o Grupo D com Paulistano, Flamengo, São José e Curitiba Basquetebol.

Os dois melhores de cada grupo avançam para o Final Four: 1ºC x 2ºD e 1ºD x 2ºC. Os vencedores decidem a competição no dia 29 de setembro.