Atual bicampeão, Pato estreia na Liga Futsal contra o Campo Mourão. (Divulgação)

A Liga Futsal começa neste final de semana com apenas duas partidas: Campo Mourão x Pato, atual bicampeão, no sábado (22), às 19h, e Atlântico x Marreco, no domingo (23), às 11h15. De acordo com a LNF, os outros sete jogos foram adiados por não haver liberação dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo devido à pandemia da Covid-19.

Os jogos adiados que envolvem times paranaenses são Cascavel x Joinville, Foz Cataratas x Blumenau e Umuarama x Joaçaba. Os outros confrontos que não serão realizados neste final de semana são Tubarão x Assoeva, Corinthians x Sorocaba, Brasília x Praia Clube e Minas x São José.

Apesar do ofício da Liga informar que o estado de São Paulo ainda não tinha liberado os jogos, o governador João Dória já autorizou o retorno das competições de futsal, além de vôlei, handebol e basquete. Porém, o protocolo aprovado não exige os testes para o novo coronavírus. Os médicos de cada equipe terão que assinar um documento para atestar que os jogadores não estão com a doença.

Novo regulamento

Com o início cinco meses após o previsto, a Liga Futsal terá um novo formato em 2020, com três grupos de sete times cada. As chaves são regionalizadas para minimizar os deslocamentos das equipes durante a primeira fase. Os cinco melhores times de cada grupo e mais o melhor sexto colocado avançam para o mata-mata.

Confira as chaves:

Grupo A: Brasília, Corinthians, Dracena, Minas, Praia Clube, São José e Sorocaba.

Grupo B: Cascavel, Foz Cataratas, Marreco, Atlântico, Blumenau, Carlos Barbosa e Joinville.

Grupo C: Campo Mourão, Pato, Umuarama, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba e Tubarão.