Jogos Brasileiros para Transplantados acontece em Curitiba entre os dias 21 e 24 de novembro. (Reprodução/Facebook)

Curitiba receberá entre os dias 21 e 24 de novembro a primeira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. As inscrições devem ser realizadas através do site da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx) e são gratuitas. Estão habilitadas para participar as pessoas que receberam órgãos transplantados (coração, intestino, rim, fígado, pulmão e córneas) ou transplantados de células (transplante de medula óssea alogênico).

As modalidades dos Jogos Brasileiros para Transplantados são atletismo, corrida de rua, natação e tênis. As competições da natação serão realizadas no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, de tênis no Centro de Esporte e Lazer do Xaxim, de atletismo na Universidade Positivo e os percursos de corrida de rua no bairro Cajuru.

O grande objetivo não é a competição entre os atletas, mas conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e da prática esportiva para os transplantados. “Os nossos jogos são para a celebração da vida. As pessoas vão se abraçar, se conhecer e trocar ideias. A questão da competição é muito mais pessoal e tentando competir com você mesmo. Tem vários níveis de atletas”, declarou Rodrigo Swinka, diretor da ABTx.

Confira a edição do podcast do Mundo dos Esportes com a participação de Rodrigo Swinka, diretor da ABTx, e Eros Mathoso, coordenador dos Jogos Brasileiros para Transplantados