(Divulgação)

Com o intuito de ajudar pessoas que sofreram amputação a encontrarem um caminho dentro do esporte, surgiu em 1988 o Running Clinic Ottobock, um evento que reúne pessoas amputadas e atletas paralímpicos para uma troca especial. De 29 de novembro a 1 de dezembro, teremos 13 participantes nesta edição do Running Clinic México, sendo 3 brasileiros: Vinicius Rodrigues, Roger Gross Jacintho e Sabrina Custódia. O embaixador do evento é o campeão mundial e medalhista paralímpico Heinrich Popow. Ele, ao lado de outros inúmeros atletas profissionais, viaja o mundo realizando eventos de Running Clinic Ottobock, para incentivar e motivar novos atletas.

Foi durante o Running Clinic Ottobock em 2015 que Vinícius Rodrigues, campeão brasileiro nos 100 metros desde 2015 e recordista mundial com a marca de 11s99, recebeu as primeiras lições sobre corrida.

“Fui pela primeira vez ao Running Clinic em 2015 como participante, onde o Popow me ensinou a correr, apenas cinco meses após meu acidente”, conta. “Foi então que tive a oportunidade de começar a correr e consegui o apoio da Ottobock, com as próteses de alta performance para me tornar então um profissional. Já na vez seguinte que fui ao evento foi como mentor, vivendo o outro lado e foi muito bacana. Agora vamos ao México, inspirar novos futuros atletas e mostrar que é possível sim correr novamente”, conta Vinicius.

Sabrina Custódia também soma vitórias e recordes. É recordista brasileira dos 100 m, 200 m, 400 m e salto em distância. É segunda no ranking das Américas e sétimo lugar no ranking mundial. Todas essas conquistas tiveram também um começo inspirador com as clínicas. “A primeira que participei foi na que aconteceu em Campinas aqui no Brasil em 2015. Foi muito bacana, pois eu estava começando no atletismo e o Popow me deu muitas dicas e me ensinou muito durante os cursos e grupos de corrida. Estou muito ansiosa para o evento no México, de poder trocar experiências e vivenciar tudo novamente”, se anima Sabrina.

Outro paratleta que também irá compartilhar conhecimentos durante o Running Clinic é o Roger Gross Jacintho. “Estou muito animado de fazer parte desse evento, tanto para compartilhar meus conhecimentos, mas principalmente para aprender com todos que estão lá.  É a minha primeira vez e estou com as expectativas muito altas”, comemora.

Próteses mais modernas do mundo: Além das oficinas e cursos, os participantes poderão testar as diferentes próteses de alta performance da Ottobock, que são as mais modernas do mundo e utilizadas pelos principais paratletas internacionalmente. A Ottobock é apoiadora e responsável pela manutenção das próteses das Paraolimpíadas e dos Jogos Para-Panamericanos.