Thiago Wild disputa uma vaga no Rio Open de 2019. (João Pires/Foto Jump)

O Rio Open lançará ainda em 2018 a primeira edição da Maria Esther Bueno Cup, que será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro, nas quadras da Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. O torneio reunirá oito jovens tenistas do Brasil e valerá ao campeão uma vaga na maior competição da América do Sul, no Rio de Janeiro.

Entre os atletas classificados para a competição está o paranaense Thiago Wild, campeão do US Open juvenil e vice-campeão do Future de Curitiba, em maio. Os outros tenistas são João Menezes, Orlando Luz, Rafael Matos, João Lucas Reis da Silva, Felipe Meligeni, Gilbert Klier e Lucas Koelle.

A organização pegou os seis melhores brasileiros no ranking da ATP com até 23 anos completos no final de 2018. A sétima vaga foi para Gilbert Kiler pelo ranking juvenil da ITF. Já Lucas Koelle recebeu um convite da Sociedade Harmonia de Tênis.

“A oportunidade de jogar um ATP 500 é algo que pode mudar o patamar da trajetória de um jogador nessa faixa etária. Queremos dar essa incrível chance a um tenista brasileiro”, declarou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open, através da assessoria de imprensa.

A primeira edição do Maria Esther Bueno Cup terá dois grupos com quatro jogadores cada jogando entre si. Os dois melhores de cada chave avançam para a decisão. Os jogos serão disputados em melhor de três sets, com match tie-break (vence quem fizer 10 pontos primeiro) na última parcial.