A Liga de Desenvolvimento, competição sub-20 organizada pela Liga Nacional de Basquete, terá a participação de duas equipes de Curitiba: Coritiba Monsters e Curitiba Basquetebol. A capital paranaense será uma das sedes da primeira etapa do evento a partir da próxima quarta-feira (24) até o dia 30, no Ginásio do Círculo Militar. A entrada será gratuita para o público em todas as partidas.

O Grupo A, com jogos no Ginásio do Círculo Militar, conta com Coritiba Monsters, Curitiba Basquetebol, Minas Tênis Clube, Paulistano, Sesi Franca, Corinthians e Praia Clube. Já o Grupo B, com partidas no Ginásio da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem Flamengo, Maringá, Basquete Cearense, União Corinthians, Pinheiros e São José.

Na primeira etapa do LDB, os times se enfrentam dentro da próxima chave. Já a segunda etapa será disputada em São Paulo entre os dias 27 de agosto e 03 de setembro. Os times do Grupo A enfrentarão os times do Grupo B, no Ginásio Antônio Prado Júnior e no Continental Parque Clube. Os oito melhores classificados após as 12 partidas avançam na competição.

A fase final do LDB também será realizada em São Paulo, no Ginásio Antônio Prado Júnior, entre os dias 24 e 29 de setembro. O campeão ganhará vaga para a Taça Interligas de Desenvolvimento de 2020.

Conheça as duas equipes de Curitiba

Coritiba Monsters

Coritiba Monsters. (Divulgação)

O Coritiba Monsters começou o projeto em março e vem conquistando grandes resultados nos torneios estaduais. Na Série Prata do Campeonato Paranaense, a equipe coxa-branca venceu três partidas e perdeu apenas uma. Já no Metropolitano, o aproveitamento é de 100%, com sete vitórias em sete jogos.

De acordo com o técnico Fábio Pellanda, o objetivo na estreia no LDB é avançar para a próxima fase. “O nosso principal objetivo é conseguir a classificação para a fase final, que vai reunir as oito melhores equipes”, comentou, em entrevista à Banda B.

“Fizemos o melhor trabalho com o que temos e vamos chegar em condições de brigar de igual para igual. Estamos bem preparados nas partes tática e física e os desafios são bem difíceis. Vamos encarar a elite de base do Brasil”, acrescentou o treinador.

Jogos do Coritiba Monsters na primeira etapa do LDB

24/07 – 16h15 – Monsters x Corinthians
25/07 – 16h15 – Monsters x Paulistano
26/07 – 14h – Monsters x Praia Clube
27/07 – 14h – Minas x Monsters
28/07 – 14h – Monsters x Franca
30/07 – 18h30 – Curitiba x Monsters

Curitiba Basquetebol

Jogo do Curitiba Basquetebol no LDB de 2018. (Divulgação)

O Curitiba Basquetebol já disputou o LDB em temporadas anteriores e quase chegou à fase final em 2018. O técnico Alexandre Siminui contou que o projeto é em parceria com o Círculo Militar e a equipe vem treinando há um mês para a competição. “Montamos a equipe não faz muito tempo, os meninos estão treinando há cerca de um mês. Temos meninos bons e de qualidade e esperamos fazer um bom campeonato nacional”, disse.

“Temos alguns meninos de 17, 18 anos que fazem parte da equipe e podem participar das competições também. O nosso trabalho é em parceria com o Círculo Militar, que tem todas as categorias de base, e nós usamos os meninos mais velhos para a disputa do LDB”, complementou o comandante do Curitiba.

Jogos do Curitiba Basquetebol na primeira etapa do LDB

24/07 – 18h30 – Curitiba x Minas
25/07 – 18h30 – Curitiba x Corinthians
26/07 – 18h30 – Paulistano x Corinthians
28/07 – 18h30 – Curitiba x Praia Clube
29/07 – 18h30 – Franca x Curitiba
30/07 – 18h30 – Curitiba x Monsters