(José Tramontin/Athletico)

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou o cancelamento do Campeonato Paranaense de Futebol Feminino. A competição estava programada para iniciar em julho, mas foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. Quatro meses depois, a FPF optou por não realizar a edição de 2020.

De acordo com a FPF, os motivos para o cancelamento são o “o risco de propagação e contaminação em massa, bem como a saúde de todas as pessoas envolvidas para realização das partidas de futebol”, “a necessidade de prevenção do COVID-19 (Coronavírus)” e “os custos e logística necessários para cumprimento, por parte dos clubes, do “Protocolo de Jogo” das competições organizadas pela FPF, em relação ao COVID-19 (Coronavírus)”.

No ano passado, o Campeonato Paranaense Feminino foi disputado por somente quatro equipes: Foz Cataratas, Toledo/Coritiba, Londrina e Imperial. Em 2020, a expectativa era um aumento no número de participantes com a entrada do Athletico, que iniciou um projeto da modalidade.

Com isso, apenas dois times paranaenses têm calendário em 2020: Athletico e Foz Cataratas disputam as oitavas de final da Série A2 do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o Bahia e o time da fronteira joga contra o Botafogo.

Campeonatos de base também foram cancelados

Além do estadual feminino, os campeonatos sub-15, sub-17 e sub-19 também foram cancelados por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com a FPF, a competição terá um novo edital em 2021 para a inscrição dos clubes interessados na competição.