Ana Vieira, Fernanda de Goeij, Malu Pessanha e Rafaela Raurich levaram a medalha de prata no 4 x 100m livre (Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

As curitibanas Fernanda de Goeij e Rafaela Raurich ajudaram a equipe brasileira feminina de revezamento a subir ao pódio pela primeira vez em um grande evento internacional. As duas, ao lado de Ana Vieira e Malu Pessanha, conquistaram a medalha de prata no revezamento 4×100 metros livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, na noite desta quinta-feira (11).

O Brasil terminou a prova na segunda colocação, com 3m47s20, e ficou atrás apenas da Rússia, que finalizou os 400 metros em 3m45s26. A medalha de bronze ficou com o time do Japão, com 3m49s27.

Para Rafaela Raurich, a medalha para o Brasil mostra que o trabalho está sendo bem feito. “A gente sabia que a medalha era possível e que a Rússia estava com time bem forte. A gente sempre acreditou e conseguimos esse feito inédito. Acho que isso vai nos motivar para treinar mais e representar o Brasil em competições internacionais”, em entrevista ao Estado.

O quarteto sonha em disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e sabe que a parceria pode render bons frutos para o futuro. “Nós não treinamos juntas, pois cada uma vem de um clube. Então ficamos unidas e isso transmite confiança uma para outra. Estamos convivendo juntas no quarto”, declarou Ana Vieira.

Fernanda de Goeij disputou outra final

Fernanda de Goeij também disputou a final da prova dos 50 metros costas e terminou na quinta colocação, com o tempo de 28s91. A medalha de ouro ficou com a australiana Kaylee McKeown, com 28s28. A russa Daria Vaskina levou a prata e a francesa Lila Touili terminou com o bronze.