Gabriela Cé é a única brasileira garantida na chave principal do torneio de Curitiba. (Eric Visintainer/Divulgação)

A cidade de Curitiba será palco pela sexta vez na história a etapa do Circuito Feminino Future de Tênis entre os dias 15 e 24 de março. O evento acontecerá mais uma vez nas quadras de saibro do Graciosa Country Club, vai distribuir US$ 25 mil de premiação e terá entrada gratuita para o público em todos os dias de competição.

De acordo com as novas regras da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês), o torneio em Curitiba terá 17 tenistas que entraram pelo ranking da WTA, outras cinco pelo ranking da própria ITF, quatro convidadas e seis classificadas através do qualificatório.

O principal nome da etapa de Curitiba do Circuito Feminino Future de Tênis é a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov, número 146 do mundo. Entre as tenistas brasileiras, a única garantida na chave principal é Gabriela Cé, atual número 28 do mundo no ranking da ITF.

“Os torneios ficaram muito difíceis. Hoje, a única brasileira que está dentro é Gabriela Cé. As outras terão que disputar o qualifying, que acontecem no sábado, ou domingo, ou serão convidadas do torneio. Para esse ano, o nível técnico vai estar ainda mais alto”, declarou Ricardo Camargo, presidente do Instituto Esperança do Amanhã, organizador do evento, em entrevista à Banda B.

Convites para as brasileiras

A organização ainda não definiu quais tenistas vão receber o convite para a chave principal. De acordo com Ricardo Camargo, as brasileiras que disputaram a Fed Cup e Teliana Pereira, campeã de torneios da WTA, são as candidatas. “A Teliana é um dos nomes que estão cotadas para o wild card. Temos também todo o time da Fed Cup que estará jogando em abril a zona mundial, depois de muitos anos que o Brasil não ganhava a zona americana. Temos a Carolina Meligeni, principal destaque na Fed Cup, que ganhou os cinco jogos, a Thaisa Pedretti, uma das grandes promessas do tênis brasileiro, a Luisa Stefani, jogadora de duplas da Fed Cup e que está subindo muito rápido no ranking. Os convites serão bastante disputados”, explicou.