Pato é o atual bicampeão da Liga Futsal. (Maurício Moreira)

Em reunião realizada de forma virtual, os representantes dos times da Liga Futsal propuseram um novo regulamento para a competição em 2020. Ainda sem data para iniciar, o torneio seria dividido em três grupos regionalizados. A expectativa é que os jogos comecem em agosto, mas depende da liberação de estados e municípios para a prática da modalidade.

O Grupo A ficaria com os clubes de São Paulo e Minas Gerais. Já as outras duas chaves contariam com os representantes da região Sul, divididos por um ranking com a classificação da primeira fase da edição do ano passado. Os cinco primeiros de cada grupo e o melhor sexto colocado avançariam para os playoffs.

Caso a proposta seja efetivada, os clubes fariam viagens mais curtas na primeira fase. O regulamento anterior da competição, que já foi descartado, todos os clubes se enfrentariam na fase de classificação.

De acordo com Gerson Movio, supervisor do Pato Futsal, atual bicampeão da Liga, o novo regulamento permite que um grupo possa iniciar antes do outro, dependendo da situação de cada cidade. “Não iria tempo para disputar uma competição de todos contra todos. Com a mobilidade de três chaves, cada chave pode ser flexível na questão de datas. Pode ser que a chave A comece depois, a chave B comece antes. Cada chave vai ter sua flexibilidade dependendo das equipes que vão disputar”, disse.

Independente da data de início, os jogos devem ser realizados com portões fechados. Por isso, a Liga pode facilitar para os clubes a transmissão das partidas pela internet. “A gente acredita que dificilmente vai voltar público. Já estamos trabalhando algumas situações, em parceria com a Liga, para transmitir os jogos online. A Liga, provavelmente, vai ser mais flexível para abrir e o nosso torcedor ter acesso. Isso vai facilitar para que nosso torcedor tenha acesso aos jogos pela internet”, explicou o supervisor do Pato.

Confira como ficariam a divisão dos grupos da Liga Futsal:

Grupo A

Minas, Praia Clube, Brasília, Corinthians, Magnus Sorocaba, São José e Intelli

Grupo B

Carlos Barbosa, Cascavel, Joinville, Atlântico, Foz Cataratas, Marreco e Umuarama

Grupo C

Tubarão, Campo Mourão, Pato, Assoeva, Jaraguá, Joaçaba, Blumenau