Recomendadas para evitar o contágio pela Covid-19, as máscaras têm causado uma diminuição na audiência de telejornais, principalmente os populares. Apesar de nenhum apresentador ou repórter falar isso abertamente, por receio de soar politicamente incorreto, fontes ouvidas pela coluna confirmam a situação.

Repórteres de todas as emissoras aparecem com máscaras – reprodução

Mesmo que a medida tenha sido adotada tanto como forma de preservar as equipes quanto para dar exemplo aos espectadores, as empresas televisivas têm sofrido protestos por conta de certas limitações oferecidas pelo acessório de proteção. “As emissoras têm recebido reclamações sim. Mas é um transtorno necessário e passageiro”, analisou um apresentador de um grande telejornal que prefere não se identificar.

Ele também elencou razões que fazem as máscaras causarem diminuição nos televisores ligados:

  • A máscara faz com que o telespectador tenha dificuldade para compreender o que é dito, especialmente os mais idosos;
  • Com parte do rosto coberto, se tira a expressão facial: reações e emoções fazendo que estas não possam ser percebidas;
  • Pessoas com deficiência auditiva perderam a oportunidade de compreender o que é dito porque não há como fazer leitura labial.   – Leia mais AQUI no Metrópoles, parceiro da Banda B.