Juma Marruá, na novela Pantanal, vivida por Cristiana Oliveira

Em reportagem no programa Fantástico, a TV Globo confirmou no domingo, 6, que fará um remake da novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, exibida há 30 anos, entre março e dezembro de 1990, na extinta Rede Manchete. Segundo a reportagem, Pantanal está programada para 2021.

A nova versão será escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito.

Sobre o elenco, ainda não há nome confirmado para a atriz que interpretará Juma, papel que revelou o talento de Cristiana Oliveira na novela original. “Eu fico vendo a televisão o tempo todo procurando quem eu vou chamar para ser a Juma”, disse Benedito ao Fantástico.

A trama narra a história de José Leôncio, rico fazendeiro que engravida uma jovem no Rio de Janeiro e acaba se casando com ela No entanto, a moça não gosta da vida rural e decide voltar para sua casa.

O homem tenta recuperar o filho, mas não consegue e passa a viver com sua empregada, Filó, com quem tem um filho.

Relembre alguns nomes do elenco original

Cristiana Oliveira (Juma Marruá)

A atriz foi revelada em Pantanal no papel da moça criada como selvagem, que tinha o poder de se transformar em onça-pintada. Sua mãe foi assassinada em uma trama de vingança.

Marcos Palmeira (Tadeu)

Rival de Jove (Marcos Winter), o personagem de Marcos Palmeira é filho de Filó, empregada de Zé Leonci, o rico fazendeiro de Pantanal.

Jove (Marcos Winter)

Filho de Zé Leôncio, o personagem foi criado na cidade e vai até a fazendo conhecer parte da família. Se apaixona por Juma e a leva para a cidade.

Quem será a Juma?

Diante da expectativa para o remake, começaram a explodir na internet algumas especulações de atrizes que possam protagonizar a trama. Na novela da Manchete, a atriz Cristiana Oliveira tinha 27 anos de idade quando deu vida a Juma Marruá, jovem pantaneira que virava onça no imaginário popular no qual a trama imergia. Na época, atrizes como Adriana Esteves e Débora Bloch também haviam sido cotadas para a novela.

O site TV História mostrou os principais palpites?

Isis Valverde

Atualmente aos 33 anos, a atriz Isis Valverde é uma das fortes candidatas do público para reviver o protagonismo que Cristiana Oliveira iniciou há 30 anos. É importante ressaltar que a atriz já viveu papéis semelhantes (mocinha interiorana) em tramas como A Força do Querer e Amores Roubados. Talvez há uns 5 anos o papel seria perfeito para a atriz.

Bianca Bin

A imagem da mocinha forte e destemida de O Outro Lado do Paraíso poderia soar como uma prévia do que poderíamos ver de Bianca como Juma. A atriz, que coleciona papéis principais em várias novelas brasileiras, já nos mostrou versatilidade e talento em personagens distintos. Aos 29 anos, Bianca conseguiria “encarnar” um dos papéis mais importantes da televisão? Não tenhamos dúvida.

Rafa Kalimann

Recém saída do Big Brother Brasil 20, Rafa Kalimann, 27, encara a missão de ser a “nova Grazi” da telinha global. Em maio, Rafa assinou contrato com a Rede Globo, que traçou um plano de desenvolvimento de formação artística com profissionais, entre preparadores, fonoaudiólogos e diretores de teatro, para que ela estude e aperfeiçoe sua carreira de atriz pelos meses seguintes. Talvez para o papel de Juma Marruá, a influencer não seja o nome mais indicado no momento, mas quem sabe ela não faça uma ponta na trama de Edmara Barbosa?

Lucy Alves

A paraibana Lucy Alves possui um dos biotipos que mais se aproximariam de uma Juma Marruá perfeita: morena, cabelos longos e pretos, firmeza no olhar. A atriz também deu uma prévia de como poderia ser essa caracterização na primeira fase de Amor de Mãe, onde ela interpretou a personagem Lurdes (Regina Casé) em sua fase jovem. É uma grande aposta.