A trama de aventura que retratou o Brasil colonial na Globo, em 2017, voltará ao ar na próxima segunda-feira (30). Em versão compacta, “Novo Mundo” será reprisada por causa da pandemia do novo coronavírus, que obrigou a emissora a parar as gravações de Nos Tempos do Imperador”, que substituiria “Éramos Seis” e daria continuida a história dos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Com Chay Suede e Isabelle Drummon como protagonistas -e uma participação especial de Babu Santana, que está atualmente no Big Brother Brasil 20-, a novela será reexibida na faixa das 18h na Globo.

Sua história retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa, com Caio Castro como D. Pedro e Letícia Colin, como a princesa da Áustria. Mesmo com um cenário que foge do habitual moderno, a novela conquistou o público, marcando 22 pontos de média de audiência em São Paulo, em 2017 (na época, 1 ponto do Ibope equivalia a 71.855 domicílios).

 

Reprodução

 

RELEMBRE ABAIXO OS PERSONAGENS DE “NOVO MUNDO”:

OS PROTAGONISTAS

Joaquim Martinho (Chay Suede) – Jovem ator, sua vida se transforma totalmente quando ele embarca no navio rumo ao Brasil. Apaixonado por Anna (Isabelle Drummond), torna-se um herói e defensor de Dom Pedro (Caio Castro). Grande entusiasta da independência brasileira. No início da trama, é casado com a colega do teatro, Elvira (Ingrid Guimarães).

Anna Millman (Isabelle Drummond) – Inteligente, forte e culta, a jovem inglesa professora de Português de Leopoldina (Letícia Colin), se apaixona por Joaquim (Chay Suede) e pelo projeto de nação brasileira. Se envolve com Thomas (Gabriel Braga Nunes) e chega a sofrer com as investidas de Dom Pedro (Caio Castro), mas não deixa de amar Joaquim. Durante a viagem para o Brasil, começa a escrever seu diário de viagem. É irmã adotiva de Piatã (Rodrigo Simas) e filha de Sir Edward, desaparecido misteriosamente no Brasil.

A REALEZA

Dom João (Léo Jaime) – Rei português, casado com a rainha espanhola Carlota (Débora Olivieri). Pai de Dom Pedro (Caio Castro), Maria Tereza (Carolina Pismel) e Miguel (Daniel Rangel).

Carlota Joaquina (Débora Olivieri) – Rainha espanhola casada com Dom João (Léo Jaime). Mãe de Dom Pedro (Caio Castro), Maria Tereza (Carolina Pismel) e Miguel (Daniel Rangel). Mandona, vive às turras com Dom João por causa do comportamento de Dom Pedro e não controla seus impulsos sexuais.

Dom Pedro (Caio Castro) – Príncipe regente. Mulherengo ao extremo, explosivo e avesso às convenções. É amado pelo povo e apaixonado pela bailarina francesa Noèmie (Luisa Micheletti). Casa-se com Leopoldina (Letícia Colin) por procuração depois de um acordo político entre as duas nações. Quando sua família retorna para Portugal e o deixa sozinho no Brasil, transforma-se em um verdadeiro governante e luta para fazer com que o Brasil se livre das injustiças de Portugal. Sua vida muda quando encontra Domitila (Agatha Moreira) pelo caminho. Filho de Carlota Joaquina (Débora Olivieri) e Dom João (Léo Jaime) e irmão de Maria Tereza (Carolina Pismel) e Miguel (Daniel Rangel).

Leopoldina (Letícia Colin) – Filha de Francisco I, princesa da Áustria. Educada, culta, humana, inteligente, foi criada na alta nobreza. Casa-se com Dom Pedro (Caio Castro) por procuração sem conhecê-lo após um acordo político entre as duas nações. Acaba se apaixonando pelo Brasil e se tornará uma grande entusiasta da independência. É confidente de Anna (Isabelle Drummond).

Chalaça (Romulo Estrela) – Secretário e alcoviteiro de Dom Pedro (Caio Castro). Envolve-se com Domitila (Agatha Moreira) que pretende usá-lo para se aproximar de Dom Pedro.

Lurdes (Bia Guedes) – Ama portuguesa de Leopoldina (Letícia Colin), fiel e dedicada, embarca com ela para a viagem da Europa até o Brasil.

Maria Tereza (Carolina Pismel) – Irmã de Dom Pedro (Caio Castro) e Miguel (Daniel Rangel). Filha de Carlota (Débora Olivieri) e Dom João (Léo Jaime).

Miguel (Daniel Rangel) – Irmão de Dom Pedro (Caio Castro) e Maria Tereza (Carolina Pismel). Filha de Carlota (Débora Olivieri) e Dom João (Léo Jaime).

José Bonifácio (Felipe Camargo) – Ministro de Dom Pedro (Caio Castro). Com a partida da família real para a Europa, torna-se grande amigo e confidente de Leopoldina (Letícia Colin). Inimigo declarado de Domitila (Agatha Moreira) e um grande entusiasta da independência brasileira.

Narcisa Emília (Marcia Cabrita) – Esposa de José Bonifácio (Felipe Camargo), mantém o marido na linha a muito custo. Não raro, vai buscá-lo na boemia. Narcisa está longe de ser uma santa. Ele é a “má boazinha”, que está sempre criticando e fazendo intriga, infernizando os outros, mas com muita simpatia e sorrisos.

Patricio (André Dias) – Mordomo da família real no Brasil. Cúmplice “forçado” de Dom Pedro (Caio Castro) em suas escapadelas. Controla todo o movimento e serviçais do palácio.

Dalva (Mariana Consoli) – Lacaia da Quinta. Espevitada, vive à procura de um noivo e é parceira de bilhar de Leopoldina.

A COMITIVA DE LEOPOLDINA

Piatã (Rodrigo Simas) ­- Irmão de criação de Anna (Isabelle Drummond). É um jovem nascido índio, no Brasil, mas criado como europeu na Inglaterra. Ele e o pai Rudá acompanhavam Edward, pai de Anna, em uma expedição, quando Rudá morreu. Edward decide criar Piatã na Europa. Não sabe muito sobre seu passado. Vive sem conseguir se adaptar e procura seu lugar no mundo.

Thomas Johnson (Gabriel Braga Nunes) – É o grande vilão da história. Oficial da marinha inglesa. Vem para o Brasil a serviço da Inglaterra e como espião de Portugal para tentar impedir que o país se torne independente. Seu ponto fraco é ter se apaixonado por Anna (Isabelle Drummond), com quem vai se envolver para se aproximar de Leopoldina (Letícia Colin) e da família real. A fama de herói da marinha britânica esconde a sua verdadeira identidade: um mercenário, traficante de escravos, louco por dinheiro e traidor.

Doutor Peter (Caco Ciocler) – Médico que vem na missão austríaca na comitiva de Leopoldina (Letícia Colin) sem saber o que lhe espera. Vai ficar responsável por cuidar de Dom Pedro (Caio Castro) e se envolverá não só com a Corte, mas com os cidadãos do novo mundo.

Letícia (Maria João) – Bióloga. Esposa de Ferdinando (Ricardo Pereira). Ela e Ferdinando chegam com a missão austríaca, junto com a comitiva de Leopoldina (Letícia Colin). Farão uma expedição pelas matas do novo mundo.

Ferdinando (Ricardo Pereira) – Botânico. Veio com sua esposa Letícia (Maria João) para o Brasil, junto com a comitiva de Leopoldina (Letícia Colin), para estudar a flora do país. Farão uma expedição pelas matas do novo mundo.

Wolfgang (Jonas Bloch) – Nobre austríaco. Vem para o Brasil na comitiva de Leopoldina (Letícia Colin) e é responsável pelos investimentos e economias da princesa. Casa-se com Diara (Sheron Menezzes) depois de se apaixonar por ela enquanto era sua escrava. Sofre uma grande transformação ao se casar com ela.

Mordomo Schultz (Ruben Gabira) – Mordomo austríaco de Wolfgang (Jonas Bloch). Recusa-se a aprender português. Detesta o Brasil e não suporta Diara (Sheron Menezzes) por quem tem profundo desprezo.

A ESTALAGEM DOS PORTOS

Licurgo Ferreira (Guilherme Piva) – Dono da Estalagem dos Portos, um dos estabelecimentos comerciais mais mal afamados da Corte. Marido de Germana (Vivianne Pasmanter) e a personificação do jeitinho brasileiro de se dar bem e de tirar vantagem em cima dos outros.

Germana Ferreira (Vivianne Pasmanter) – Autoritária, preguiçosa e mandona, a dona da estalagem está sempre ligada nas conversas que escuta e quando pode tira alguma vantagem das informações privilegiadas que consegue. Casada com Licurgo (Guilherme Piva).

Hugo (César Cardadeiro) – Chega à Estalagem em busca de trabalho. Logo desperta sentimentos há muito tempo esquecidos em Germana (Vivianne Pasmanter).

Elvira Matamouros (Ingrid Guimarães) – Atriz portuguesa da mesma companhia de Joaquim (Chay Suede). Ambiciosa, mas muito engraçada e apaixonada por Joaquim (Chay Suede). Aproveitou de uma fragilidade dele para fazê-lo casar-se com ela. Nunca mais dá sossego ao rapaz.

Quinzinho (Théo Lopes) – Filho de uma sobrinha de Licurgo (Guilherme Piva), que vem a falecer depois do parto, será criado por ele e por Germana (Vivianne Pasmanter) na Estalagem dos Portos e protegido por Elvira (Ingrid Guimarães). Todos acham que ele é mudo de nascença.

OS PIRATAS

Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco) – Pirata inglês. Conheceu o pai de Anna (Isabelle Drummond), Edward, e sabe vários segredos envolvendo o passado de Thomas (Gabriel Braga Nunes).

Hassan (Thiago Thomé) – Pirata parceiro de Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco).

FAMÍLIA DE DOMITILA

Domitila (Agatha Moreira) – Casada com um oficial da Guarda, Felício (Bruce Gomlevsky), tenta usar Chalaça (Romulo Estrela) para se aproximar de Dom Pedro (Caio Castro). Não medirá esforços para chegar até o príncipe. Usará sua posição de vítima no casamento com Felício para pedir ajuda ao príncipe.

Maria Benedita (Larissa Bracher) – Irmã de Domitila (Agatha Moreira) e Francisco (Alex Morenno).

Felício (Bruce Gomlevsky) – Marido de Domitila (Agatha Moreira). Oficial do exército. Homem violento que agride fisicamente a esposa.

Francisco (Alex Morenno) – Irmão de Domitila (Agatha Moreira) e Maria Benedita (Larissa Bracher).

Rosa (Alice Morena) – Escrava de Domitila (Agatha Moreira).

ALDEIA INDÍGENA

Padre Olinto (Daniel Dantas) – Padre que veio jovem para o Brasil e rebelou-se contra a visão da Igreja Católica sobre os índios e passou a viver junto a eles. Torna-se grande defensor dos índios.

Jacira (Giullia Buscacio) – Índia guerreira que vai contra as regras aplicadas às mulheres na aldeia. Lutará por seus direitos de lutar como os homens, por exemplo. Se apaixonará por Joaquim (Chay Suede), mas, ao saber do seu amor por Anna (Isabelle Drummond), tentará esquecê-lo. Se encantará com o botânico Ferdinando (Ricardo Pereira) ao mesmo tempo em que despertará a paixão de Piatã (Rodrigo Simas).

Cacique Ubirajara (Allan Souza Lima) – Guerreiro e líder de uma das aldeias.

Jurema (Jurema Reis) – Esposa do cacique Ubirajara (Allan Souza Lima).

Pajé Tibiriça (Roney Villela) – Líder espiritual da aldeia.

OUTROS

General Avilez (Paulo Rocha) – Oficial português a serviço da corte portuguesa. Quer que o Brasil volte a ser colônia. Terá sua esposa Dulcina (Joana Solnado) seduzida por Dom Pedro (Caio Castro). Será comparsa de Thomas (Gabriel Braga Nunes).

Dulcina (Joana Solnado) – Esposa de Avilez (Paulo Rocha). Será uma das conquistas de Dom Pedro (Caio Castro).

Noemie (Luísa Micheletti) – Bailarina Francesa. Primeira amante de Dom Pedro (Caio Castro) por quem ele se apaixona verdadeiramente. Ficará grávida do príncipe. Dom João (Léo Jaime) e Carlota (Débora Olivieri) tentarão afastá-la do filho.

Diara (Sheron Menezzes) – Escrava que se casa com o nobre austríaco Wolfgang (Jonas Bloch) e passa a ser a Baronesa de Paciência. Aparentemente é uma mulher espalhafatosa, mas sua personalidade esconde outras camadas. Filha adotiva de Idalina (Dhu Moraes) e irmã adotiva de Matias (Renan Monteiro), Diara fará de tudo para conseguir a liberdade dos dois e lutará pelo fim da escravidão.

Idalina (Dhu Moraes) – Escrava antiga da casa de Sebastião (Roberto Cordovani). Sabe muita coisa sobre o passado dele. Mãe biológica de Matias (Renan Monteiro) e mãe adotiva de Diara (Sheron Menezzes).

Matias (Renan Monteiro) – Filho de Idalina (Dhu Moraes) e irmão adotivo de Diara (Sheron Menezzes). Faz tudo da casa. É um homem forte e fiel ao patrão Sebastião (Roberto Cordovani). É apaixonado por Diara (Sheron Menezzes), a quem não suporta ter perdido.

Sebastião Quirino Plácido (Roberto Cordovani) – Representante das Cortes Portuguesas e comerciante de escravos. Associa-se a Thomas (Gabriel Braga Nunes) para impedir que o Brasil se torne independente. Pai de Cecília (Isabella Dragão), uma jovem rebelde que insiste em contrariá-lo.

Cecília (Isabella Dragão) – Filha de Sebastião (Roberto Cordoavni). Idealista, culta, gosta de estudar. Foi criada em um convento, pois sua mãe morreu na viagem para o Brasil. Se apaixonará por Libério (Felipe Silcler) e terá que enfrentar o pai para ficar ao lado dele.

Libério (Felipe Silcler) – Jornalista, dono do jornal Diário da Corte. Ele se apaixona por Cecília (Isabella Dragão), mas Sebastião (Roberto Cordovani) fará da vida dele um verdadeiro inferno.

Jacinto (Babu Santana) – Capataz de Sebastião (Roberto Cordovani). Faz trabalhos sujos para Thomas (Gabriel Braga Nunes).

Maria Amália (Vanessa Gerbelli) – Portuguesa. Uma mulher misteriosa. Perdeu a memória. Contará com a ajuda de Dr. Peter (Caco Ciocler) para recobrar seu passado e esclarecer o mistério que cerca sua vinda para o Brasil.

Miss Liu (Luana Tanaka) – Chinesa. É contratada por Thomas (Gabriel Braga Nunes) e se torna confidente de Anna (Isabelle Drummond).

Nivea (Viétia Zangrandi) – Brasileira. Funcionária da casa de Thomas (Gabriel Braga Nunes).

Manoel (Chao Chen) – Chinês de Macau. Está no navio de carga onde Elvira (Ingrid Guimarães) embarca escondida. Vai acobertá-la na esperança de receber o ouro em troca.

Catarina (Alice Borges) – Terá seus pertences roubados por Elvira (Ingrid Guimarães).

Raphael Sander (Guarda) – Guarda europeu.