Lembra daquele funcionário da locadora que indicava filmes quando você não tinha a menor ideia de qual escolher? Agora, o VRW, um aplicativo desenvolvido em Curitiba pela Viu Review, traz essa proposta. O app, que indica filmes e séries seguindo o perfil do usuário, foi lançado nesta quarta-feira (14) e já está disponível para download nas lojas de aplicativos tanto para Android quanto para iOS.

Foto: Divulgação

Idealizada por André Siqueira, profissional com mais de 20 anos de experiência na área de entretenimento, a versão para desktop da plataforma foi lançada em janeiro de 2019 com o objetivo de auxiliar os quase 30 milhões de brasileiros, assinantes de serviços streaming, a decidir entre as melhores opções de séries e filmes oferecidas pela Netflix, Apple TV+, Amazon Prime Video, HBO Go, entre outras.

“O grande diferencial da Viu Review é que 100% do conteúdo é analisado por uma equipe especializada antes de entrar na plataforma, ou seja, só disponibilizamos para recomendação os filmes e séries que nosso usuário realmente vai gostar, tanto que nossa taxa de assertividade é de, impressionantes, 99,79%. Como temos uma tecnologia que nos indica o que esse usuário tem interesse de assistir, nunca tivemos que nos preocupar com quantidade, focamos sempre na qualidade!”, afirma André Siqueira, criador da plataforma.

A tecnologia com Inteligência Artificial desenvolvida 100% pela Viu Review permite um enorme cruzamento de informações com o objetivo de sempre aprender com a jornada do usuário que está cadastrado na plataforma, entendendo quais as suas preferências mais particulares. Ao se unir com a curadoria humana, que já analisou o que existe de melhor nos serviços de streaming, surgem as recomendações que, realmente, são personalizadas.

Foto: Divulgação

“Diferente de outros aplicativos disponíveis no mercado, no “VRW” o usuário não precisa responder um formulário toda vez que buscar uma indicação e muito menos ficar esperando carregar um título, pois com o algoritmo que desenvolvemos tudo é automático e personalizado” afirma Weiberlan, sócio e desenvolvedor na Viu Review. “A I.A. da Viu Review vai aprendendo com cada interação do usuário, principalmente para entender quais títulos já foram vistos, quais ele mais gostou, que elementos narrativos ou visuais ele mais se interessa, etc. Quanto maior for essa interação, melhor será a assertividade das recomendações” completa Lucas Gabriel, co-fundador da Viu Review.

Caso o usuário ainda não seja cadastrado na versão desktop da plataforma e queira iniciar a experiência pelo “VRW”, basta baixar o aplicativo, cadastrar um e-mail e senha válidos, selecionar os serviços de streaming que ele assina e escolher um estilo de conteúdo para começar o aprendizado, como por exemplo um drama sobre relações ou um documentário de crimes. Após esses passos, as recomendações personalizadas estarão disponíveis toda vez que o cliente acessar o app.

“Nossa ideia sempre foi unir objetividade, facilidade e qualidade. Esperamos para lançar o aplicativo porque queríamos entregar a melhor experiência possível para nosso usuário. Não queríamos criar listas ou usar APIs de terceiros para encher nossa plataforma de títulos e confundir ainda mais as pessoas. O foco era a personalização. Criar uma ferramenta que, depois de cadastrado, o usuário só precisasse entrar no app que as melhores recomendações, baseadas no gosto pessoal dele, já estariam disponíveis, da forma mais simples e fácil possível. O fato é que nosso app entrega o que promete”, completa Siqueira.

Sobre a ViuReview:

A versão para desktop da Viu Review foi lançada em janeiro de 2019 pelos sócios André Siqueira (conteúdo e inovação), Lucas Gabriel (marketing) e Weiberlan Garcia (tecnologia). Hoje possui mais de 40.000 usuários de streaming conectados à plataforma desktop e também oferece o serviço via app para Android e IOS. Por meio de Inteligência Artificial e Curadoria Humana a Viu Review proporciona uma experiência simples e única para os usuários, monitorando os serviços de streaming, separando e recomendando apenas o que ele vai gostar de assistir, diminuindo de forma significativa o tempo que seria perdido em pesquisa e aumentando sensivelmente a assertividade da escolha.

Foto: Divulgação

Entrevista com André Siqueira

Pergunta: Por que criar uma plataforma de recomendações sendo que os próprios serviços de streaming já fazem isso para os seus assinantes?

André Siqueira: Eu tenho uma tese que a melhor forma de consumir os serviços de streaming é criando uma espécie de portfólio que englobe todas as suas preferências mais particulares. Com o distanciamento daquele modelo linear que dominou o mercado, como das TVs por Assinatura, por exemplo, um usuário fatalmente vai possuir recursos para assinar mais de um serviço, já que são tantas opções bacanas, tantas produções de qualidade, por um preço tão mais acessível que será natural esse movimento. Isso gera dois problemas: a sobre oferta de conteúdo e uma dificuldade enorme de navegação entre as plataformas, até encontrar o que ele realmente quer assistir. Mesmo com as recomendações de cada serviço, que possuem algoritmos não tão assertivos ainda, o desperdício de tempo é enorme. Sabendo dessa dor, a ideia sempre foi ser objetivo: precisávamos criar uma forma de entregar o conteúdo ideal para nosso usuário sem que ele perdesse tempo entrando e saindo de todas as plataformas que ele assina.

A Viu Review monitora os serviços de streaming, entende o que entra, o que sai do catálogo e ainda cruza um número enorme de dados com as preferências de cada um dos nossos usuários; com isso nossas recomendações ficam, de fato, as mais assertivas possíveis, não importando quantos serviços de streaming o usuário assina, afinal está tudo num só lugar!

P: Mas você não acha que os algoritmos dos serviços de streaming vão evoluir e entregar recomendações tão assertivas quanto da Viu Review? 

A.S.: Tão assertivas eu não sei, mas com certeza o algoritmo vai evoluir muito. O problema é que, por melhor que seja a solução de recomendações que eles vão desenvolver, eles vão focar, claro, nos títulos que estão no catálogo da sua plataforma, nunca na do concorrente. Enquanto isso, nós temos a tecnologia para recomendar o que existe de melhor em qualquer que seja o serviço, basta o usuário nos dizer qual ele assina e a gente faz o resto.

P: Você disse que criou a Viu Review em janeiro de 2019, por que demorou tanto para lançar um app? 

A.S.: Na verdade eu criei a Viu Review em junho de 2018, mas precisei de 6 meses para desenvolver uma lógica que fizesse sentido no desafio de evitar que o usuário perdesse tanto tempo possível de pesquisa até encontrar o conteúdo que ele quisesse assistir. Enquanto isso, meu sócio, Lucas, trabalhava, na criação do design e na programação do que se tornaria a plataforma. Depois de uns 10 meses, já com a  plataforma no ar, entendemos que precisávamos eliminar essa necessidade tão ativa de pesquisa por parte do usuário e começar a entregar um conteúdo automaticamente, com mais rapidez e menos cliques, então trouxemos o Weiber para sociedade. Na época não tínhamos grana para contratar desenvolvedores, então foi no convencimento, na estruturação de um projeto bem consistente e que, de fato, poderia se tornar um negócio – foi aí que tudo se encaixou. Depois de transformarmos aquela lógica que desenvolvi lá atrás em um algoritmo, implementamos a Inteligência artificial, e validando sua eficácia, vimos que era hora de subir mais um degrau e melhorar a experiência do nosso usuário: o que faltava era um app!

Foto: Divulgação

Respondendo sua pergunta: demoramos um ano e meio entre o lançamento da Viu Review e o app “VRW”, porque queríamos realmente entregar o que prometíamos: assertividade e rapidez, sem perder a qualidade que a versão para desktop já tinha – e isso demandou um  cuidado enorme no desenvolvimento! E lógico que como fizemos tudo isso só com investimento dos sócios, o cronograma também precisou ser adaptado ao orçamento que tínhamos.

P: Qual a expectativa de crescimento com o lançamento do app? 

A.S.: Hoje temos mais de 40.000 usuários usando a Viu Review. Claro que temos uma expectativa de aumentar nossa base de usuários, mas mais importante que esse número, é saber que quem migrar para o nosso app ficará satisfeito. O crescimento é consequência da nossa  competência em entregar o que prometemos: a melhor recomendação no menor tempo possível!

P: Como a Viu Review pretende monetizar com o VRW?

A.S.: Nós temos um público bastante especifico: assinantes de streaming que não querem perder tempo escolhendo o que assistir! Para os players, nossa solução B2B, permite que eles tenham um canal exclusivo dentro da nossa plataforma com seus respectivos conteúdos analisados pela nossa equipe e disponibilizados na ferramenta de recomendações personalizadas – com isso entregamos relevância, awareness, fidelização e até uma possibilidade de novas conversões bem interessante – já que nossa tecnologia entende o que o usuário realmente gostaria de assistir e pode, pontualmente, sugerir títulos de outros serviços se houver um match muito alto!

Para os nossos usuários o serviço é gratuito, mas sabemos que a necessidade de estarmos sempre à frente pode ter um preço – podemos  resolver isso com investimento externo, publicidade e até com um plano de assinatura, com um valor quase simbólico pelas nossas projeções. O tempo vai nos dizer, mas estamos preparados para seguir por qualquer um desses caminhos!

P: Vocês acreditam que a solução que a Viu Review oferece pode chamar atenção de muitas pessoas e por consequência de alguns investidores?

A.S.: Não existe bem mais precioso que o nosso tempo, ainda mais nos dias de hoje! Então, se formos capazes de fazer com que nosso usuário não desperdice o seu (tempo) escolhendo ou procurando algo pra assistir e ao mesmo tempo crie o hábito de nos consultar, com a certeza que entregaremos a melhor opção de entretenimento que ele pode ter a partir das nossas recomendações, acho que temos um grande negócio nas mãos!

Já sobre os investidores, isso não nos preocupa já que temos uma operação 100% sustentável, mas não podemos esquecer que estamos falando de um mercado de mais de 30 milhões de usuários só no Brasil, que está em pleno crescimento, onde players de respeito como Apple, Disney, Warner, Globo estão direcionando seus esforços para serem cada vez mais relevantes e assim conseguirem mais market share… Nesse cenário tão promissor, não tenho dúvidas que em curto prazo, muitos investidores vão prestar mais atenção em soluções que podem impactar na qualidade do entretenimento e na economia de tempo.

P: E o que podemos esperar da Viu Review daqui para frente?

A.S.: Faz parte do DNA da Viu Review querer melhorar a experiência do nosso usuário sempre. O VRW é prova disso, uma forma simples de ter as melhores recomendações na palma da mão, com apenas um clique. Obviamente que temos outras funcionalidades para implementar (tanto no app quanto na nossa versão para desktop), algumas melhorias na própria tecnologia de monitoramento e ainda querermos estar presentes em outros devices em breve, porém vamos seguir nosso planejamento sem atropelar as fases; o que posso adiantar é que vem muita coisa bacana pela frente e que nossa história só está começando!