O guitarrista Leslie West, da banda Mountain, morreu na manhã da última quarta (23), aos 75 anos. Ele criou, junto à banda de hard rock, a música “Mississippi Queen”, um clássico do gênero musical.

A morte foi confirmada ao site da revista americana Rolling Stone pelo irmão de West, Larry. Ele morreu em Daytona, na Flórida, nos Estados Unidos, depois de sofrer uma parada cardíaca.

Leslie West

O Mountain ganhou fama depois de apresentar no lendário festival de Woodstock, em 1969. Em 1970, a banda lançou “Climbing!”, seu primeiro disco. O grupo durou apenas até 1974, mas se reuniu diversas veses para shows entre 1981 e 2010.

Leslie West seguiu tocando com o baterista do Mountain, Corky Laing, e Jack Bruce, da banda Cream (de Eric Clapton) no projeto West, Bruce and Laing. Ele também chegou a gravar com o The Who e também seguiu carreira solo.

“Mississippi Queen”, maior hit de Leslie West, se tornou um clássico do hard rock dos anos 1970, tendo atravessado gerações. A música apareceu em diversas trilha-sonoras, incluindo de séries de TV como “Os Simpsons” e “The Americans”, além de estar presente no game “Guitar Hero III”. A faixa também foi regravada por gente como Ozzy Osbourne.

Leslie West foi diagnosticado com diabetes nos anos 1980, e teve a perna direita amputada devido às complicações da doença, em 2011. Ele, entretanto, seguiu tocando e lançou seu último álbum, “Soundcheck”, em 2015.