Este período de isolamento trouxe diversos desafios que nos tiram da zona de conforto, tais como adaptar o trabalho, estudar e ensinar por videochamada, reuniões online, se exercitar em casa, entre outros. Sem falar que temos de aprender a lidar com novos programas, ou conceitos que eram restritos a públicos específicos e ferramentas que nem se quer sonhávamos. Da mesma forma, já que não podemos sair de casa, a busca por entretenimento online passou a ser maior, indo além dos canais que estávamos habituados. Assim, na minha incansável busca por coisas novas, abri o horizonte para outras fontes de pesquisa e foi desta maneira que me deparei com um projeto incrível, que merece todo reconhecimento. Trata-se de um livreto de passatempos criado para dar visibilidade à mulheres que dedicaram suas vidas a favor da ciência e que estão contribuindo no combate ao COVID-19. É uma iniciativa idealizada por um grupo de mulheres que participam do projeto de extensão da UFPR denominado Meninas e Mulheres na Ciência.

 

Ilustração: Marcelo Jean Machado.

De forma lúdica, o livreto nos possibilita conhecer a história de cientistas que estão fazendo a diferença na atualidade, dentre elas, as brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus e a atual presidenta da Fiocruz. Além disto, o livreto traz informações sobre a importância de mantermos hábitos de higiene e a contribuição da matemática na luta contra esta pandemia. O material é disponibilizado gratuitamente e destinado para o púbico geral. É de fácil compreensão e pode ensinar e divertir desde crianças até idosos.

Você pode baixar o livreto gratuitamente pelo site do projeto.  Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail:  [email protected]

 

Sinceramente espero que esse livro alcance o maior número de pessoas, para que todos possam conhecer a história dessas mulheres extraordinárias. Eu já imprimi vários e dei de presente para minha mãe, sogra, namorado… Para todo mundo! E você, o que está esperando? É uma maneira de valorizar a ciência e a representatividade feminina. Este livreto é um entretenimento obrigatório nesta quarentena!

 

Ficha Técnica:

Professoras do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR):

Departamento de Física: Alessandra Souza Barbosa e Camilla Oliveira;

Departamento de Química: Camila Silveira, Clarice D. B. Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana R. G. Simões;

Ilustrações: Marcelo Jean Machado (graduando em Física e Artista);

Revisão técnica: Leonardo Gomes Vaz (Biólogo – Doutorando em Bioquímica e Imunologia) do Laboratório de Gnotobiologia e Imunologia, UFMG; Altina Bruna de Souza Barbosa. Médica Veterinária Residente em Patologia Clínica (Atuação em Biologia Molecular), do Hospital Veterinário da UFPR.

 

*Íris Gonçalves é atriz e também graduada em música pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como professora e instrutora de atividades artísticas culturais. Adora conversar, trocar experiências, dar boas risadas, assistir a bons espetáculos e estará por aqui falando de teatro e outras bossas.