Está à venda nas livrarias e também em sites de venda na internet o livro  “Comunicadores S. A.” (Matrix Editora), que mostra a vida de oito dos maiores comunicadores de todos os tempos. O livro enfatiza os momentos e as decisões que fizeram essas figuras tornarem-se bem-sucedidas – tanto do ponto de vista artístico quanto comercial. Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos são reunidos em um texto leve e objetivo, que narra sucessos e fracassos e a visão empreendedora de cada um deles.

O autor Fernando Morgado, que possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller “Silvio Santos: a trajetória do mito” e “Blota Jr.: a elegância no ar”, falou com a Banda B. Ele disse que reuniu oito grandes comunicadores num formato diferente de biografia.

Divulgação

“O livro tem um formato diferente de outras biografias que fiz. São oitoperfis de apresentadores com foco na parte de negócios e estratégias de carreiras, empreendimentos que eles montaram. Meu livro não aborda o lado da fofoca, mas sim como eles construíram suas carreiras do ponto de vista econômico, as empresas que montaram, a relação com os anunciantes”, diz o autor.

Morgado chama a atenção do caso de Luciano Huck. “No caso do Huck não foi só o “toque de Midas” que costumam dizer que ele tem, mas também o quão importante foi a construção da rede de contatos que ele cultiva deste a juventude”.

Outro caso fascinante, segundo Morgado, é o de Ana Maria Braga. “A Ana Maria tinha o sonho de cursar uma faculdade de Biologia, mas tinha um pai severo que queria que ela fosse professora e casasse virgem. Ela foi obrigada a fugir de casa para realizar seu sonho e teve vários empregos, inclusive rádio e TV até consolidar uma carreira também como executiva”.

Destaques do livro

• É o primeiro livro do Brasil a contar a história de oito dos maiores comunicadores do país sob a ótica do empreendedorismo. Através dos seus sucessos e fracassos comerciais, aponta os caminhos que levaram esses artistas a construírem as suas fortunas.

• Conta negócios curiosos feitos por esses apresentadores. Por exemplo:
o Ana Maria Braga pesquisou rãs para aumentar o consumo dessa carne no Brasil; o Gugu vendeu suco de banana na Europa; o Faustão trouxe uma raça de cachorro para o Brasil;

• Traz inúmeras histórias inéditas de Raul Gil. Elas revelam os bastidores de momentos decisivos de sua carreira, especialmente durante a renovação dos seus contratos.

• Conta histórias de superação como a de Ratinho, que, de menino pobre, tornou-se um grande empresário.

• Inclui passagens da carreira empresarial de Silvio Santos que não constam nem no livro “A trajetória do mito”, nem em outros trabalhos lançados posteriormente, como os problemas que enfrentou na Liderança Capitalização e a disputa que trava com o teatro Oficina pelo uso de um terreno no centro de São Paulo.

• O livro traz ainda a reprodução de dois documentos que constam nos arquivos do SNI e que nunca foram publicados em livro: o contrato de Silvio Santos com a TV Globo e uma carta que o apresentador enviou em 1971 ao ministro das Comunicações do governo Médici defendendo a permanência do seu programa no ar. Eu revelo no livro que setores das Forças Armadas viam Silvio e sua maratona dominical como subversivos.

Fernando Morgado, autor

O autor

Fernando Morgado possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller “Silvio Santos: a trajetória do mito” e “Blota Jr.: a elegância no ar”, ambos editados pela Matrix. Professor da FACHA e da ESPM. Professor convidado de diversas instituições como Universidad Autónoma Metropolitana do México, PUC–Rio e SERT/SC. Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS. Membro da Academy of Television Arts & Sciences, entidade realizadora do Emmy, maior premiação da TV mundial. Trabalhou como consultor para a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão e para a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná e como parecerista para a Band. Atuou na área de inteligência de mercado e no planejamento estratégico das rádios do grupo Globo. Mestre em Gestão da Economia Criativa, especialista em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM.

Sobre a Matrix Editora

Matrix Editora possui 650 títulos publicados e faz dez novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como “Biografia da televisão brasileira”, “Assassinato de reputações”, “Silvio Santos: a trajetória do mito” e “Bem-vindo ao inferno”, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Comunicadores S.A.: como os maiores apresentadores de TV do Brasil tornaram-se máquinas de negócios.
192 páginas
R$ 42,00.